Industrialização

Páginas: 10 (2281 palavras) Publicado: 24 de março de 2014
Trabalho
De
Geografia


Aluno: Matheus Souza da Cunha.
Prof: Micheli.
Trabalho dependência

A evolução das fontes de energia no Brasil e no mundo

Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a evolução histórica dos recursos energéticos, a partir de obras que tratam o assunto. No decorrer de sua evolução o homem já teve momentos onde dispunha apenas de energia para apenas suasobrevivência. Ate o momento em que o homem descobre o fogo e domestica animais, era apenas um coletor, vivia apenas por viver, a partir do desenvolvimento da agricultura primitiva o homem teve suas primeiras reservas de energias, foi partir então que pode desenvolver novas atividades. Neste momento ele conseguiu desenvolver inter-relações grupais, o comercio, comunicação, navegação e a ciência.Revolução a partir da maquina a vapor com passagem de um homem mais primitivo para homem urbano. Fazer uma abordagem das fontes mais utilizadas pelo homem, e de algumas que podem ser a sustentação do futuro após fim dos combustíveis fósseis.
Introdução
Ao longo dos séculos, o homem tem utilizado energia proveniente de muitas fontes. Começando com sua própria energia e a da luz solar, passou depoispara as do combustível lenhoso, da tração animal, da força da água e do vento. Mais tarde desenvolveu-se a força das maquinas alimentada a lenha, carvão, petróleo e energia nuclear. Descobrir, controlar e utilizar a energia permitiu o homem avançar de uma vida primitiva para um estado estável civilizado. O homem é o único dos animais capaz de pensar criativamente e de utilizar a ciência e atecnologia, colocando a seu serviço a energia e outros recursos ambientais.
A energia e também utilizada para controlar doenças dos organismos; para obter, purificar e armazenar água; para produzir antibióticos e outras drogas químicas; e para aplicar medidas diversas de saúde publica. Energia e utilizado por outros segmentos sociais, por exemplo, nas sociedades civilizadas das nações maisdesenvolvidas do mundo de hoje, a quantidade de energia utilizada pelo governo e forças policiais e militares e significativamente mais elevada que a utilizada para produzir alimentos destinados à população governada.
Para White a evolução do homem desdobrasse em três estágios: População Selvagem: em que os coletores viviam da alimentação natural; População Bárbara: primitivas sociedades agrícolas epastorais; Civilização: desenvolvimento das maquinas e uso intensivo e outros bens úteis; isso justificaria a utilização da energia pelo homem em períodos distintos, a falta de atividades diversa se justifica pelo falto do gasto de tempo e energia na procura de alimentos, por exemplo. Com a introdução da agricultura, o tempo a ser utilizado e a energia que se gastava vai sendo reduzido progressivamente,como passar do tempo, tornando assim a participação do homem social, os vínculos se fortalecem.
Energia e evolução
As sociedades caçadoras e coletoras eram pequenas, raramente tinham mais de 500 indivíduos e eram muito simples. Como a procura por alimento consumia muita energia, praticamente não existiam outras atividades individuais e coletivas. Com desenvolvimento da agricultura, o homem lhepossibilitou a disponibilidade de mais alimentos e conseqüentemente de energia.
A primeira energia que homem pode adquiri depois dos alimentos coletados necessários a sua existência foi do fogo, que ajudou a afastar os grandes animais, clarear a vegetação, que proporcionou proteção contra predadores e outros inimigos, alem de proporcionar aquecimento quando o tempo era frio. O fogo trouxe apossibilidade de cozinhar carnes, vegetais e frutos, tornando sua alimentação mais fácil, diminuído riscos de contaminação provenientes de parasitas e organismos doentes que freqüentemente contaminam os alimentos crus.
A principal fonte de combustível para o fogo era a lenha de arvores e arbustos, embora também fossem utilizadas outras ervas e outra tipo de vegetação como fonte. Naquela época esse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Industrialização
  • Industrialização
  • O que e industrialização?
  • industrialização
  • Industrialização
  • Industrialização
  • Industrialização
  • INDUSTRIALIZAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!