Industrialização tardia - asia africa e america latina

Páginas: 15 (3528 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2012
Capítulo VIII
A INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA I: ÁSIA, AMÉRICA LATINA E ÁFRICA I

O Japão
A industrialização tardia ocorreu na Ásia, na América Latina e na África, sendo o Japão o país que mais se destacou no continente asiático no último século. Apesar de sua pequena área e de possuir poucos recursos naturais, teve um dos mais intensos processos de industrialização verificados no século XX. Aintegração entre as estratégias nacionais e o capital empresarial privado definiu o caráter de sua economia.

A inovação Meiji
Sob domínio do clã Tokugawa, o Japão do século XIX possuía uma economia isolada do restante do mundo. Com a tomada do poder pelo imperador Meiji, em 1868, houve um processo de modernização e ocidentalização da sociedade japonesa. Duas características marcam a Era Meiji:a adoção de um desenvolvimento nacionalista com recusa ao capital estrangeiro e a participação intensa do Estado, que transformou os antigos senhores feudais em empresários industriais.
No início do século XX, o Japão já desenvolvia vários setores industriais (têxtil, de armamentos, indústria de máquinas, etc.). Dando início a uma fase de expansão colonialista, ocupou a Coréia e apropriou-se dasex-colônias alemãs na China. Na década de 1930 ocupou a Manchúria (China) e em 1940 invadiu a Indochina. Aliado da Alemanha e da Itália na Segunda Guerra Mundial, o Japão acabou derrotado e ocupado por tropas estadunidenses.

O pós-Segunda Guerra mundial
No fim da Segunda Guerra Mundial, a economia do Japão estava arrasada. Os Estados Unidos ocuparam o Japão entre 1945 e 1952 e impuseram umasérie de mudanças sociais e econômicas: a sociedade japonesa foi forçada a deixar de reconhecer o caráter divino do imperador; foi instaurado o parlamentarismo, descentralizaram-se os poderes fiscais, a educação e a segurança e, ainda, foi desmantelada a estrutura dos zaibatsu.
Somente após a Revolução Chinesa (1949) e a Guerra da Coréia (1950-1953) ocorreu o "milagre japonês" - período derápido crescimento econômico do Japão. Na segunda metade do século XX, o Japão tornou-se fornecedor de veículos e materiais bélicos para os Estados Unidos, que passaram a financiar a economia japonesa e a transferir tecnologia para o Japão, ao mesmo tempo que abriam sua economia às exportações japonesas.
Os estadunidenses pretendiam transformar o Japão em um modelo de capitalismo na Ásia e mantê-locomo um aliado fiel. A ajuda americana ao Japão girou em torno de US$ 500 milhões ao ano entre 1950 e 1970. Mesmo recebendo ajuda externa, os japoneses continuaram no comando de indústrias e bancos, mantendo um processo nacionalista de desenvolvimento. Proibido pelo governo dos EUA de manter um exército durante a ocupação, o Japão direcionou os recursos para a formação educacional e científica dapopulação, priorizando o desenvolvimento tecnológico.

A indústria japonesa
Com a crise do petróleo na década de 1970, as economias norte-americana e euro?eia foram fortemente afetadas. O Japão, no entanto, por ter adotado um padrão tecnológico com alta produtividade nesse período, continuou crescendo, pois dispunha de população trabalhadora muito disciplinada (por questões culturais), aocontrário dos EUA e a Europa, que enfrentavam sindicatos fortes e intensa reivindicação de direitos por parte dos trabalhadores. Entre 1950 e 1973, o produto interno bruto japonês aumentou em :nédia 9,2% ao ano, muito acima do PIB das demais potências no mesmo período.
Na década de 1990, a economia japonesa entrou em crise e passou por uma fase de baixo crescimento econômico, pois perdeu o seudinamismo e passou a concorrer com outros países do Leste asiático (os Tigres Asiáticos). Essa crise provocou uma série de problemas sociais no Japão, entre eles o aumento da taxa de desemprego, que chegou a 8% entre os jovens.
Atualmente, a indústria japonesa é bem diversificada e concentra-se nas cidades de Tóquio, Nagoya e Osaka. Algumas de suas empresas estão entre as maiores do mundo e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A industrialização tardia i: ásia, américa latina e áfrica.
  • Industrialização tardia; Asia Africa e América Latina
  • Industrializaçao tardia da asia e da africa
  • A Industrialização Tardia da América Latina e do Brasil
  • Civilização africa asia e america
  • O processo de industrialização na america latina
  • Industrialização na America Latina
  • Industrialização na America Latina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!