Industrialização tardia; Asia Africa e América Latina

Páginas: 5 (1117 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2014
Os platelmintos
 
Os platelmintos são vermes que surgiram na Terra há provavelmente cerca de 600 milhões de anos. Esses animais têm o corpo geralmente achatado, daí o nome do grupo: platelmintos (do grego platy: 'achatado'; ehelmin: 'verme').
Os platelmintos, que compreendem em torno de 15 mil espécies, vivem principalmente em ambientes aquáticos, como oceanos, rios e lagos; são encontradostambém em ambientes terrestres úmidos. Alguns têm vida livre, outros parasitam animais diversos, especialmente vertebrados.
Medindo desde alguns milímetros até metros de comprimento, os platelmintos possuem tubo digestório incompleto, ou seja, têm apenas uma abertura - a boca-, por onde ingerem alimentos e eliminam as fezes; portanto, não possuem ânus. Alguns nem tubo digestório têm e vivemadaptados à vida parasitária, absorvendo, através da pele, o alimento previamente digerido pelo organismo hospedeiro.
Na região anterior do corpo da planária localizam-se a cabeça e os órgãos dos sentidos: ocelos, estruturas capazes de detectar contrastes entre claro e escuro, mas que não formam imagens; órgãos auriculares, expansões laterais da cabeça capazes de perceber sensações gustatórias eolfatórias, auxiliando o animal na localização do alimento.
O corpo é achatado dorsiventralmente e possui a boca localizada na região ventral do corpo. O intestino da planária é bastante ramificado e atua digerindo os alimentos e distribuindo para as demais partes do corpo.

A planária adulta é hermafrodita, isto é, apresenta tanto o sistema genital feminino quanto masculino. Quando duas planáriasestão sexualmente maduras e se encontram, elas podem copular.
Após a troca de espermatozóides através dos poros genitais, os animais se separam e os ovos são eliminados para o meio externo. No interior de cada ovo, encerrado em cápsulas, desenvolve-se um embrião, que se transforma em uma jovem planária.
As planárias tem grande poder de regeneração. Cortando-se o animal em alguns pedaços, cada umdeles pode dar origem a uma planária inteira. Observe o esquema a baixo.






Esquistossomose
. A esquistossomose, também conhecida como bilharzíase ou barriga d’água, é uma doença provocada por platelmintos da classe Trematoda. O responsável pela doença é o Schistossoma mansoni. Este tem a espécie humana como hospedeiro definitivo, e caramujos de água doce do gênero Biomphalaria, comohospedeiros intermediários.
CICLO EVOLUTIVO
O ciclo evolutivo deste parasita passa por duas fases:
1ª) Desenvolvimento da larva após esta penetrar em alguns tipos de moluscos que vivem em lugares úmidos
2ª) Ocorre em seguida ao abandono desses hospedeiros, que, livres podem penetrar no homem através da pele. A penetração ocorre em lugares úmidos.
Quando este parasita começa a habitar no interiordo hospedeiro definitivo, ele pode se fixar no fígado, na vesícula, no intestino ou bexiga do homem, causando, desta forma, vários problemas nos órgãos.
SINTOMAS
Surgem aproximadamente cinco semanas após o contato com as larvas e são:
- Dor de cabeça
- Diarreia - Febre
- Cólica - Tontura
- Sonolência - Aumento de volume do fígado
- Hemorragia - Emagrecimento
- Vômito - Fezes escurasTRATAMENTO
- É feito com antiparasitários, geralmente em dose única.
PREVENÇÃO
- Saneamento básico
- Combate aos caramujos
- Evitar contato com água represada ou de enxurrada




Taenia solium

 
A teníase é uma doença causada pela forma adulta das tênias, Taenia solium, do porco e Taenia saginata, do boi). Muitas vezes, o paciente nem sabe que convive com o parasita em seu intestinodelgado.
As tênias também são chamadas de "solitárias", porque, na maioria dos caso, o portador traz apenas um verme adulto.

 
São altamente competitivas pelo habitat e, sendo hermafroditas com estruturas fisiológicas para autofecundação, não necessitam de parceiros para a cópula e postura de ovos.
O homem portador da verminose apresenta a tênia no estado adulto de seu intestino, sendo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A industrialização tardia i: ásia, américa latina e áfrica.
  • Industrialização tardia
  • Industrializaçao tardia da asia e da africa
  • A Industrialização Tardia da América Latina e do Brasil
  • Civilização africa asia e america
  • O processo de industrialização na america latina
  • Industrialização na America Latina
  • Industrialização na America Latina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!