Industrialização: Prós X Contras

Páginas: 6 (1472 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2014
INDUSTRIALIZAÇÃO: PRÓS X CONTRAS

Trabalho apresentado aos professores da Área de Ciências da Natureza e Matemática do Colégio Vilas pelos alunos do Primeiro ano do Ensino Médio, como Projeto de Área em busca de uma Consciência Cidadã.

Salvador – Bahia
2014

1.0 OBJETIVO eJUSTIFICATIVA


O objetivo pelo qual fizemos esse trabalho é denotar os pontos positivos do processo industrial, como o aumento da velocidade da produção e o atendimento mais eficiente a uma maior demanda, contíguo dos pontos negativos. Nossos estudos se justificam devido ao avanço das indústrias, que agravou emissão de gases poluentes na atmosfera. Como consequência dessa evolução osetor alimentício vem afetando a saúde populacional por conta do estrago e da falta de supervisão na produção de alimentos, além de haver a desvalorização do trabalho manual e dos setores agrícolas, levantando-se assim, um questionamento: até que ponto a industrialização beneficia a nós e ao nosso meio.

2.0 PROCESSO HISTÓRICO DA INDUSTRIALIZAÇÃO

A industrialização é um processo demodernização marcado pela ampliação e desenvolvimento de meios tecnológicos e econômicos sociais. Porém engana-se quem pensa que ela é um sistema apenas atual; pois, durante a Idade Média, já surgiam novas técnicas de avanço da produtividade; como por exemplo, o aprimoramento do artesanato, da agricultura e da manufatura.
Mas foi na Inglaterra onde se iniciou e ficou conhecida a industrialização,com três revoluções; as Revoluções Industriais.
A Primeira Revolução Industrial foi quando houve o estabelecimento do capitalismo como sistema econômico, pois a Inglaterra baseou o desenvolvimento econômico nas indústrias, dando incentivo ao desemprego por ocupação de máquinas.
A Segunda Revolução Industrial foi uma fase de descoberta de novas tecnologias e novos recursos; deimportantes invenções e crescimento populacional urbano maior que o rural e o êxodo rural, que é motivado pelos empregos gerados nas indústrias das cidades.
A Terceira Revolução Industrial é mais recente e vivemos constantemente sob seus impactos, foi marcada pela liderança dos Estados Unidos da América, pois foi quando se tornou a grande potência econômica do mundo. Teve como principaiscaracterísticas, o uso da tecnologia avançada, utilização de novas fontes de energia, ampliação dos direitos trabalhistas e a Globalização, que é um processo de integração internacional.
Porém, o sistema industrial fica longe de ser algo apenas positivo; pelo contrário, ele tem seus lados negativos, surgindo então, seus prós e contra.
A industrialização proporciona, com o crescente mercadointernacional, um maior fluxo de trabalho e mais oportunidades, gerando mais renda, aumenta o consumo e faz com que a economia cresça. Porém, acarreta também muitos problemas sociais; como o aumento da população urbana, a poluição ambiental, por conta do crescimento das indústrias; o desemprego gerado pela substituição do homem pela máquina; o excesso de oferta de mão de obra, surgindo então, ocapitalismo selvagem e a restrição das novas tecnologias para apenas os “ricos”.
A industrialização é um fator relativo, já que é um fenômeno humano importante, porém, tem seus fatores negativos que precisam ser moderados, para assim, os cidadãos terem um futuro evoluído, todavia, melhor. Em cada país, desenvolve-se um tipo de industrialização que irá depender do seu desenvolvimento econômicoe geopolítico.
3.0 TIPOS DE INDUSTRIALIZAÇÃO
Em cada país, desenvolve-se um tipo de industrialização que irá depender do seu desenvolvimento econômico e geopolítico. Os três tipos são:

3.1 INDUSTRIALIZAÇÃO CLÁSSICA
A industrialização clássica ocorreu nos países...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Região sudeste os pros e contras da industrialização
  • Prós & Contras dos transgênicos PRÓS
  • pros e contras
  • Suape
  • Auxílio Reclusão
  • Transgênicos prós e contras
  • Transgênicos prós e contra
  • Prós e Contras Copa no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!