Industrialização por encomenda

Páginas: 4 (780 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2012
I. Considerações gerais sobre a operação de remessa para industrialização.

Antes da análise dos documentos fiscais em tela, devemos estudar as disposições da legislação sobre as operações deindustrialização por encomenda e sua tributação.

I.1. Operações internas no Estado de São Paulo.

No Estado de São Paulo, as operações de remessa para industrialização (CFOP 5901) são beneficiadas coma suspensão do ICMS até a sua saída subsequente pelo estabelecimento autor da encomenda, nos termos do artigo 402 do Decreto n° 45490/00 (RICMS/SP), observado o seu retorno no prazo de 180 dias,prorrogável por igual período mediante autorização do fisco paulista.

O retorno da mercadoria pelo estabelecimento industrializador compreende duas operações distintas: (i) a devolução da mercadoriautilizada na industrialização por encomenda propriamente dita, de CFOP 5902, com o mesmo valor da Nota Fiscal de remessa emitida pelo autor da encomenda e (ii) a industrialização efetuada para outraempresa, de CFOP 5124, cujo valor compreende as mercadorias agregadas no processo industrial e o valor do serviço prestado/ mão-de-obra cobrado pelo industrializador, que deverão ser informados de formaindividualizada no campo de informações complementares do documento fiscal.

A operação de CFOP 5902 será beneficiada com a mesma suspensão do ICMS prevista para a remessa das mercadorias pelo autorda encomenda, observado o prazo de 180 dias descrito na legislação.

A operação de CFOP 5124, por sua vez, é tributada de forma distinta conforme a natureza do valor cobrado pelo estabelecimentoindustrializador. As mercadorias consumidas e agregadas no processo industrial ao produto originalmente enviado ao autor da encomenda serão tributadas normalmente pelo ICMS, que será destacado na notade devolução e utilizará como base de cálculo o valor destas mercadorias consumidas. No entanto, o valor correspondente ao serviço de industrialização ou mão de obra não será tributado, visto que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Industrialização por encomenda
  • INDUSTRIALIZAÇÃO POR ENCOMENDA: HIPÓTESES DE INCIDÊNCIA TRIBUTÁRIA E O CONFLITO DE COMPETÊNCIAS
  • Bitributação e o embate entre Estados e Municípios, a incidência tributaria na...
  • Presente por Encomenda
  • IND POR ENCOMENDA
  • Sistemas de encomenda
  • Industrialização
  • Industrialização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!