Industrialização no Brasil

Páginas: 6 (1384 palavras) Publicado: 18 de maio de 2014
A DISTRIBUIÇÃO DA INDÚSTRIA NO BRASIL


INTRODUÇÃO


O trabalho que se desenvolve a seguir tem a seguinte cronologia – destacar os principais fatores que levarão à industrialização na região Sudeste do Brasil, comentando os principais produtos e o que levou às indústrias a se instalarem naquela região, como também apresenta um subtítulo destacando a distribuição das indústrias na região.Seguido pela desconcentração da indústria no Brasil, onde começam as explicações sobre os fatores que desencadearão essa descentralização, contendo datas e os principais dados sobre a descentralização das indústrias brasileira. Por fim temos uma explanação sobre os principais motivos para tal fator, a descentralização industrial.

O trabalho se mostra dinâmico e de fácil entendimento pela suadivisão em tópicos com suas respectivas explanações, o trabalho mantém sua cronologia até as considerações finais, onde o desfecho se completa com um resumo geral sobre o entendimento do trabalho como um todo.


DESENVOLVIMENTO
1.1 INDUSTRIALIZAÇÃO DO SUDESTE

O desenvolvimento industrial na região ocorreu principalmente a partir do século XX, após o declínio do café. O café ocupou durante muitotempo lugar de destaque nas exportações e essas “seguravam” a economia brasileira. O declínio do café, no final da década de 1920, foi provocado pela crise de 29, por não oferecer grandes lucros uma grande parcela de fazendeiros vendeu suas propriedades. Com o recurso adquirido na venda das fazendas investiram, entre outras, na indústria, as primeiras se limitavam ao setor têxtil, alimentação,bens de consumo, sabão e velas.

Na Região Sudeste os estados produtores de café eram principalmente São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

O surgimento das indústrias na região sudeste está vinculado à produção cafeeira decorrente da:

- Grande quantidade de trabalhadores da produção do café foi atraída para trabalhar nas indústrias que iniciavam suas atividades.

- Do grande númerode mão-de-obra imigrante presente no Brasil, esses já tinham experiências industriais, pois nesse período a Europa já havia passado pelo processo de industrialização.

- Rede de transportes, uma vez que as infra-estruturas eram usadas para escoar a produção de café das fazendas para os portos, com a introdução das indústrias esses mesmos trajetos serviam para transportar matéria prima emercadorias.

O desenvolvimento do transporte favoreceu o desenvolvimento industrial e econômico de toda a Região e também do Brasil. Alienado ao crescimento das indústrias e à evolução dos transportes ocorreu, simultaneamente, o aumento populacional gerando um maior fluxo de mercadorias e de matéria prima.

A expansão comercial contribuiu para uma integração entre os estados que integram a Região.Uma das principais e mais importantes etapas do processo industrial e econômico foi a implantação das empresas fabricantes de veículos automotores, na década de 50, que impulsionou a construção de rodovias, a criação delas contribuiu para uma maior integração entre os entes da Região e também com outros estados e que mais ainda favoreceu o processo de povoamento. Em pouco tempo as rodoviassuperaram as ferrovias.

1.2 A DISTRIBUIÇÃO DA INDÚSTRIA NO SUDESTE

A distribuição das indústrias na Região Sudeste possui uma hierarquia, em que alguns estados são mais desenvolvidos industrialmente com base na concentração do número de indústrias presentes. Desse modo fica ordenado da seguinte forma: em primeiro lugar a Grande São Paulo, em segundo Rio de Janeiro e terceiro Belo Horizonte, sendoque a primeira e a segunda são as megalópoles brasileiras

2.1 DESCONCENTRAÇÃO DA INDÚSTRIA NO BRASIL

Na década de 1970, a região metropolitana de São Paulo representava quase a metade (45%) do valor da produção industrial no país. Cada vez mais evidente que a concentração industrial na metrópole paulista reproduzia e aprofundava as desigualdades inter-regionais, motivando uma intensa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A industrialização no brasil
  • Industrialização no Brasil
  • Industrialização no Brasil
  • industrialização do brasil
  • A Industrialização no Brasil
  • Industrialização do brasil
  • Industrialização do brasil
  • A Industrialização no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!