Industrialização europeia

Páginas: 6 (1325 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2014
A Localização industrial sempre busca a maior rentabilidade possível, segundo a regra básica, e os principais fatores locacionais: matérias-primas, energia, mão-de-obra, tecnologias, mercado consumidor, logística, rede de telecomunicações, incentivos fiscais, dentre outros, variam, em importância, com o tipo de indústria a ser implementada.
Existem, um certo tipo de reunião de fatoreslocacionais positivos que propiciam aglomerações industriais, ou seja: No decorrer da Primeira Revolução Industrial, com o ciclo do carvão, a importância dessa fonte, bem como a precariedade dos transportes, impunha concentrações industriais em torno das jazidas carboníferas. Já com a Segunda Revolução Industrial, deu-se a utilização de outras fontes de energia, petróleo e eletricidade. E houve umaespantosa modernização dos meios de transportes de cargas e passageiros. As jazidas carboníferas perdem importância como fator de localização das fábricas. A proximidade das jazidas de minérios também constitui um dos principais fatores para a localização das indústrias pesadas e concentração próxima a jazidas petrolíferas.
Com o desenvolvimento de oleodutos e de grandes navios petroleiros, tornou-semais barato transportar o petróleo bruto que seus derivados e importância dos transportes no contexto dos fatores locacionais perdeu força ocorrendo a dispersão industrial. Podemos perceber que as velhas regiões fabris, que nasceram associadas a jazidas carboníferas ou a reservas minerais, permaneceram, por muito tempo, respondendo pela maior parte da produção industrial no mundo e vários setores emascensão beneficiavam-se do ambiente industrial gerado pelas indústrias já instaladas.
Outros fatores locacionais que antigamente eram fundamentais para a localização de muitas indústrias, sobretudo, as de bens de consumo, foram a disponibilidade de mão-de-obra e a proximidade de mercados consumidores.
Nas últimas décadas, devido ao aumento da concorrência pelos mercados, à crescente inserçãode tecnologias, que confere elevada mobilidade de capitais e mercadorias e ao ganho de valor agregado por parte de vários produtos, a logística de transportes e armazenamento (recebimento de matérias-primas e escoamento das mercadorias a custos competitivos) vem se tornando um fator determinante para qualquer tipo de indústria. Também, devido ao desenvolvimento tecnológico e ao consequentebarateamento dos transportes, mesmo as indústrias que utilizam muita matéria-prima já não buscam se localizar perto das reservas, mas sim próximas de portos marítimos ou fluviais ou, ainda, em entroncamentos rodoviários ou ferroviários.
Atualmente a globalização e os avanços nos transportes e comunicações, fazem com que seja deixado um pouco de lado alguns fatores antigos e o enfoque das empresasmultinacionais seja em fatores locacionais modernos e positivos, como: Incentivos Fiscais ou isenções fiscais, proximidade de universidades e centros de pesquisa e desenvolvimento de tecnopolos ou parques tecnológicos e alguns outros fatores.
Há algumas décadas, o crescimento econômico e populacional das cidades vem provocando aumento dos custos de produção devido, principalmente, à forte alta do preçodos imóveis e dos impostos, aos enormes congestionamentos de trânsito e à elevação dos custos de mão-de-obra. Também vêm aumentando as pressões exercidas pelos sindicatos trabalhistas e dos órgãos responsáveis pelo cumprimento da legislação ambiental, dentre outros fatores. A solução é: A reorganização espacial das indústrias nas escalas regional, nacional e mundial. Tal processo é viabilizadopela modernização dos sistemas de transportes e comunicações e dos métodos de gestão.
Apesar da desconcentração em curso, o fenômeno industrial ainda se distribui de maneira bastante desigual.
Os grandes centros industriais europeus se encontram em grande parte na Europa Ocidental. Vejamos os principais países de maior concentrações industriais:
Alemanha:
Cresceu rapidamente, após a segunda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Industrialização
  • Industrialização
  • Industrialização
  • Industrialização
  • O que e industrialização?
  • industrialização
  • Industrialização
  • Industrialização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!