industrialização do brasil

Páginas: 10 (2393 palavras) Publicado: 23 de março de 2014
A industrializalção no Brasil pode ser dividida em quatro períodos principais:
Primeiro período (1500 – 1808): nessa época o país ainda era uma colônia e não havia existido desenvolvimento industrial até essa época. A Coroa Portuguesa não permitia a instalação de indústrias ou do comércio manufatureiro no Brasil com o objetivo de impedir o crescimento da colônia, fazendo com que elescontinuassem fornecendo produtos agrícolas para o mercado externo.
Segundo período: Nesse período foi concedida a permissão para a implantação de indústria no país a partir de vários requisitos, dentre muitos, a criação, em 1828, de um tributo com taxas de 15% para mercadorias importadas e, em 1844, a taxa tributária foi para 60%, denominada de tarifa Alves Branco. Neste período muitos cafeicultorespassaram a investir parte de seus lucros no estabelecimento de indústrias, que prometia grandes perspectivas, calçados e produtos de fabricação mais simples.
Terceiro período:

Era Vargas e desenvolvimento industrial
Foi durante o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945) que a indústria brasileira ganhou um grande impulso. Vargas teve como objetivo principal efetivar a industrialização dopaís, privilegiando as indústrias nacionais, para não deixar o Brasil cair na dependência externa. Com leis voltadas para a regulamentação do mercado de trabalho, medidas protecionistas e investimentos em infra-estrutura, a indústria nacional cresceu significativamente nas décadas de 1930-40. Porém, este desenvolvimento continuou restrito aos grandes centros urbanos da região sudeste, provocandouma grande disparidade regional.

Durante este período, a indústria também se beneficiou com o final da Segunda Guerra Mundial (1939-45), pois, os países europeus, estavam com suas indústrias arrasadas, necessitando importar produtos industrializados de outros países, entre eles o Brasil.

Com a criação da Petrobrás (1953), ocorreu um grande desenvolvimento das indústrias ligadas à produção degêneros derivados do petróleo (borracha sintética, tintas, plásticos, fertilizantes, etc).

• Terceira etapa: período que ocorreu entre 1930 e 1955, momento em que a indústria recebeu muitos investimentos dos ex-cafeicultores e também em logística. Assim, houve a construção de vias de circulação de mercadorias, matérias-primas e pessoas, proveniente das evoluções nos meios de transporte quefacilitaram a distribuição de produtos para várias regiões do país (muitas ferrovias que anteriormente transportavam café, nessa etapa passaram a servir os interesses industriais). Foi instalada no país a Companhia Siderúrgica Nacional, construída entre os anos de 1942 e 1947, empresa de extrema importância no sistema produtivo industrial, uma vez que abastecia as indústrias com matéria-prima,principalmente metais. No ano de 1953, foi instituída uma das mais promissoras empresas estatais: a PETROBRAS.
Quarto período (1956 em diante): "internacionalização"[editar]
Ao final da Segunda Guerra Mundial o Brasil dispunha de grandes reservas de moeda estrangeira, divisas, fruto de ter exportado mais do que importado e houve um crescimento de 8,9% de 1946 a 1978.
Enquanto nas décadas anterioreshouve predominância da indústria de bens de consumo, na década de 40 outros tipos de atividade industrial começam a se desenvolver como no setor de minerais, metalurgia, siderurgia, ou seja setores mais sofisticados tecnologicamente.
Em 1946 teve início a produção de aço da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Volta Redonda, que abriu perspectivas para o desenvolvimento industrial do pais, já que oaço constitui a base ou a "matriz" para vários ramos ou tipos de indústria.1
Em 1950 alguns problemas de grande importância dificultaram o desenvolvimento industrial:
falta de energia elétrica;
baixa produção de petróleo;
rede de transporte e comunicação deficientes.
Para tentar sanar os dois primeiros problemas, o presidente Getúlio Vargas inaugurou a Companhia Hidrelétrica do São...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A industrialização no brasil
  • Industrialização no Brasil
  • Industrialização no Brasil
  • A Industrialização no Brasil
  • Industrialização do brasil
  • Industrialização do brasil
  • Industrialização no Brasil
  • A Industrialização no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!