Industrialização brasileira e era vargas

Páginas: 31 (7603 palavras) Publicado: 13 de agosto de 2012
FACULDADE DOM LUIZ DE ORLEANS E BRAGANÇA
ADMINISTRAÇÃO GERAL

















“A crise de 1930 e o avanço da industrialização brasileira” e “Anos 1950: Getúlio Vargas e o desafio da indústria pesada”.




















Ribeira do Pombal – BA
2012

EVERTON SANTOS CORREIA
FERNANDA ALMEIDA DE OLIVEIRA
JOSEFA VAGNA NASCIMENTO GAMA
LAIO SANTOS DE ALMEIDAORLEANE BATISTA DE OLIVEIRA

PATRÍCIA FERREIRA PIMENTEL


SUELLE DE OLIVEIRA REIS

VIVIANA DE AZEVEDO CAETANO







“A crise de 1930 e o avanço da industrialização brasileira” e “Anos 1950: Getúlio Vargas e o desafio da indústria pesada”.










Seminário apresentado ao curso de Administração Geral e Ciências Contábeis da Faculdade DomLuiz, como requisito parcial para avaliação da disciplina Economia Brasileira.


Orientador: Prof. Damião Santana Cardoso














Ribeira do Pombal - BA
2012
“A crise de 1930 e o avanço da industrialização brasileira” e “Anos 1950: Getúlio Vargas e o desafio da indústria pesada”.




A grande depressão

A prosperidade dos anos 1920 nosEstados Unidos foi acompanhada de uma febre de investimentos na Bolsa de Valores. Dizia-se que a melhor forma de ganhar dinheiro era comprar ações, esperar algumas semanas e, então, vendê-las com grande lucro. Durante algum tempo foi isso mesmo o que aconteceu: os investidores, pequenos, médios ou grandes, assistiam seu dinheiro crescer a olhos vistos. A especulação parecia não ter limites. Onde querque as pessoas estivessem – restaurantes, trens, quadras de esporte - , buscavam sempre um rádio ou telefone para acompanhar as cotações na Bolsa de Valores. Com o aumento da especulação, as ações foram subindo de preço de modo alucinante. Um exemplo: quem aplicou 100 dólares em março de 1928, em ações da General Eletric, em setembro do ano seguinte tinha 300. Ocorre, porém, que, no final dosanos 1920, o preço das ações já não correspondia à situação real das empresas. Mesmo as ações das empresas com estoques encalhados continuavam subindo de preço. Até que, em um dado momento, uma grande empresa faliu e os investidores, temerosos, correram para vender ações. Descobriram que possuíam milhões de ações para as quais não haviam compradores. Os preços das ações começaram a despencar.John Smith estava tranquilo. Naquela quinta-feira, 24 de outubro de 1929, levantou cedo, comeu ovos mexidos e cereais, tomou um café forte. Depois, pegou um carro e estacionou no centro da cidade, perto da Quinta Avenida. Leu a manchete dos jornais que anunciavam a vitória de seu time de beisebol, os Dodgers de Chicago. Olhou para as vitrines e se conteve para não comprar alguma coisa logo demanhã. Deu um sorriso e começou a assobiar. Não havia nada melhor do que viver naquele país e naquela cidade. Nova York era o centro do mundo. Do mundo que fazia dinheiro. E nada melhor do que ganhar dinheiro na Bolsa de Valores. John tinha muitas ações. Elas valiam cada vez mais. Talvez o limite fosse o céu. John estava muito contente. Mas naquele dia algo aconteceu. De repente, a cotação (o valor)das ações começou a despencar. Assustados, os especuladores tentaram vender suas partes. Todos queriam vender e ninguém queria comprar. As ações caíram e caíram. Pessoas perderiam milhões de dólares e só lhes restariam uns pedaços de papel. Era a crise. A mais terrível que já tinha acontecido. Meses depois, o ex-contente John Smith estava na fila dos desempregados. Ele ganhava alguns trocadoscomo camelô, vendendo maçãs a cinco cents nas calçadas de Nova York. Seria o fim do mundo?

Os preços das ações negociadas nas Bolsas de Valores nunca caíram tanto quanto nos dias 28 e 29 de outubro de 1929, quando teve início nos Estados Unidos uma crise econômica profunda, era o crash (quebra) da Bolsa de Valores de Nova York, que se estendeu para quase todos os países do mundo. Tinha início,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • era vargas e industrialização
  • A industrialização brasileira
  • industrialização brasileira
  • Industrialização brasileira
  • A industrialização brasileira
  • Industrialização brasileira
  • industrialização brasileira
  • INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!