Industrialização alemã

Páginas: 7 (1580 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2011
ALEMANHA: Crescimento de uma potência

Resumo: neste tutorial será mostrado como a Alemanha, apesar de passar por duas guerras mundiais, conseguiu superar outros países e se tornar hoje uma potência, e como a guerra também contribui para o crescimento.

A Alemanha apesar de hoje ter a terceira maior economia do mundo, se industrializou depois do Reino Unido e da França. Foi somente em 1870que a Alemanha teve sua arrancada industrial. Esse atraso ocorreu por fatores geopolíticos, visto que até 1871, a Alemanha era dividida em 39 unidades políticas.

O Segundo Reich alemão, surgiu após vitórias importantes contra a Dinamarca, a Áustria, e na guerra Franco-prussiana. Assim, começou a surgir a Alemanha como Estado unificado, tanto política como territorialmente.

Início daindustrialização

O processo de industrialização alemão foi rápido. Em fins do século XIX, a Alemanha já havia ultrapassado o Reino Unido e a França, e junto com os Estados Unidos, liderou os avanços para a Segunda Revolução Industrial. Esse crescimento foi muito rápido, mas por quê? Porque com a unificação político-territorial em 1871, a Alemanha se tornou não só um único Estado, como também umúnico mercado. Ou seja, houve também uma unificação econômica. As possibilidades de se acumular capitais aumentou com a instituição de uma moeda única, com a constituição de um grande mercado interno e a padronização das leis.

Devido à facilidade de transportes, e a disponibilidade de jazidas de carvão mineral, se concentrou indústrias quase na fronteira com os Países Baixos, aonde os rios Ruhr eReno se encontram. Nessa região, que antes era rota de comércio ligando o norte da Itália a Flandres, os banqueiros concentraram capitais, e passaram a investir cada vez mais na indústria.

Aos poucos a população que residia no campo, foi migrando para as cidades e, formando a mão-de-obra necessária. Assim, com o trabalho assalariado aumentando, crescia paralelamente o mercado consumidor. Tambémse deve lembrar que a França, após perder a guerra de 1871, foi obrigada a pagar uma grande indenização à Alemanha, de acordo com o Tratado de Frankfurt, e ceder as províncias da Alsácia e da Lorena, ricos em carvão e minério de ferro. Isso significou mais recursos e novas fontes de energia e matérias-primas. Todos esses fatores juntos ajudaram na industrialização alemã.

A Alemanha se deparoucom vários problemas para sustentar seu processo de industrialização. Com a derrota na Primeira Guerra Mundial, os vitoriosos impuseram várias sanções através do Tratado de Versalhes: pagar indenizações, restrições em termos militares e perdas territoriais, sendo que a Alemanha teve de devolver as províncias de Alsácia e Lorena.

Em conseqüência do Tratado Versalhes, a Alemanha caiu em umacrise econômica e social, que criou as condições necessárias para o Terceiro Reich, com Adolf Hitler no poder, em 1933. Com a influência nazista, o país procurou conquistar territórios que eram considerados vitais para a expansão econômica.

Mas o resultado dessa busca de territórios foi a derrota na Segunda Guerra Mundial. Os alemães ganharam: destruição, maiores perdas territoriais efragmentação política. Porém, a Alemanha mostraria que mesmo sofrendo perdas territoriais é possível um país crescer economicamente.

Reconstruindo o Estado alemão

Com a derrota na Segunda Guerra Mundial a Alemanha foi praticamente destruída. Suas industrias, suas cidades, sua infra-estrutura foram arrasadas. Mas, então, como ela é hoje a terceira economia do mundo?

Em 1949, o país foi dividido emdois. A RFA (República Federal Alemã) foi constituída com a administração norte americana, francesa e britânica, tendo a capital em Bonn. Os soviéticos constituíram a RDA (República Democrática Alemã), com a capital em Berlim oriental. Berlim ocidental tinha influência capitalista, mesmo sendo no meio da RDA. Assim, em 1961, foi construído pelos comunistas o muro de Berlim. Com isso Berlim...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • industrialização alemã
  • industrialização alemã
  • Industrialização Alemã
  • Industrialização Alemã
  • alemã
  • Alemã
  • Industrialização
  • Industrialização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!