industria quimica

Páginas: 5 (1019 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
“Fornecer aos nossos clientes, produtos e serviços de qualidade, buscando a sua satisfação, atuando sempre de modo seguro, saudável e com responsabilidade socioambiental”. 

A política de segurança da Refap traduz o valor da segurança para a empresa. Esta é uma das prioridades da empresa, que produz cerca de 20 derivados de petróleo. 

Além de toda a infraestrutura de segurança, comoequipamentos e veículos de combate a incêndios, a Refap investe forte no treinamento de sua força de trabalho e no aperfeiçoamento contínuo dos seus processos. 

Conheça os principais procedimentos utilizados: 
Monitoramento em tempo real
Todas as unidades de processo da refinaria são permanentemente monitoradas. Este trabalho é feito pelo Centro Integrado de Controle (CIC) 24 horas por dia, 365dias por ano, para identificar e responder a qualquer anormalidade durante a operação. 
Treinamento dos profissionais
Toda a equipe da Refap passa por treinamentos e capacitações periódicas de atualização com as melhores técnicas e práticas de operação, manutenção e combate a situações de emergência. 
Equipamentos
A Refap se mantém entre as mais modernas refinarias do País, investindo sempre nosequipamentos mais atuais do setor de refino de petróleo. 
Controle de emergências
A Refap mantém equipes preparadas e treinadas para enfrentar e combater qualquer emergência na refinaria. A Refap adota sistematicamente medidas preventivas, corretivas e emergenciais que minimizam os riscos e impactos de suas operações.
Simulados e treinamento dos profissionais
São mantidos programasespecíficos de treinamento das equipes técnicas nos temas da segurança do trabalho. Além disso, toda a força de trabalho é envolvida, periodicamente, em exercícios simulados de enfrentamento de situações de emergência. Toda a infraestrutura necessária para lidar com estas situações está disponível dentro da Refinaria, que conta com os mais modernos equipamentos móveis para atendimento a emergências tantoambientais, quanto de segurança. 
Plano de Contingência Local
Agir preventivamente e saber o comportamento adequado em situações de emergência são procedimentos que devem estar ao alcance de todos. Por isso, a Refap está se preparando para desenvolver ações que incorporem também as comunidades vizinhas à Refinaria no controle das situações de emergência. 



Segurança em Laboratórios deQuímica



Por André Luis Silva da Silva
A ocorrência de acidentes em laboratório de química, infelizmente, não é tão raro como se possa supor. Com a finalidade de reduzir a frequência e a gravidade desses acidentes, torna-se absolutamente imprescindível que, durante os trabalhos realizados, se observe uma série de normas de segurança.
Ao se iniciar o trabalho em um laboratório, é fundamentalconhecer-se os procedimentos de segurança que irão permitir uma atuação com um mínimo de risco. Lembre-se sempre: você é parte integrante de uma equipe. Sua responsabilidade perante o laboratório estende-se a seus colegas. A segurança no trabalho depende da ação de todos, e não apenas das pessoas encarregadas especificamente de promovê-la.
Para inicio de discussão, o trabalho em laboratório exigeconcentração máxima. Dessa forma, não converse desnecessariamente nem distraia seus colegas. Aja com calma e cautela em situações de emergência. Evite atos de heroísmo e não se afaste do local quando estiver esperando que uma reação acabe, pois podem ocorrer acidentes.
Abaixo estão reunidas outras recomendações importantes a serem seguidas durante o trabalho:
Não fume nas dependências dolaboratório.
Não pipete nenhum tipo de produto tóxico com a boca, use pipetas automáticas ou peras de aspiração.
Não faça uso de bebidas alcoólicas durante o serviço.
Trabalhe sempre com o avental abotoado (fechado).
Use calçados fechados, de couro ou similar, nunca chinelos.
Não use roupas de tecido sintético ou outro material facilmente inflamável.
Não deixe de usar óculos de segurança nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Industria química
  • Industrias quimicas
  • Industria quimica
  • industria quimica
  • Indústria Química
  • Industrias quimicas
  • Industria quimica
  • Industria química

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!