Industria química

Páginas: 2 (475 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2014
Disciplina: Processos de Produção Química



1) O leite é considerado uma das comodidades comerciais mais lucrativas do mundo. Entre os grandes produtores de leite do mundo também são incluídosos grandes produtores de leite em pó. Entre eles estão a Nova Zelândia, Estados Unidos, e Brasil. Entretanto, existe um grande desafio a ser conquistado na indústria de leite em pó que poderia daruma vantagem de comercialização sobre outros concorrentes nesse mercado mundial.
a) Descreva, em detalhes, a produção de leite em pó desde o armazenamento da matéria prima até o transporte eempacotamento do produto industrializado.
A retirada da água no leite em pó é o principal fator para que possamos aumentar a validade deste produto. Retiramos a água pois sem ela fica desfavorável aproliferação de microorganismos. Produzimos ele através da secagem do leito que é retirado da vaca, a água que está presente no leite corresponde a 90% do leite, ou seja, a secagem é feita para não acabar comos nutrientes presentes no leite. As estapas de fabricação do leite em pó são:
O resfriamento e pausteurização: O leite quando é recebido pelas industrias de alimentos, é refrigerado a a umatemperatura baixa, em média entre 3 C e 6 C em alguns reservatórios que deixam a temperatura constante. Após esse processo, o leite vai para um processo que avalia a quantidade da gordura que está presente noleite para sofrer a pasteurização.
Adição de ingredientes e evaporação: É adicionado ao leite em pó algumas substancias que aumenta o valor nutricional do leite em pó, além de aumentar a dissoluçãodo produto quando em contato com a água. Após isso, o leite sofre novamente uma pasteurização, com temperatura entre 80 e 90 C durante aproximadamente 40 segundos. Indo para o concentrador e realizandoao evaporação da parte da agua do leite.
Secagem e Envase: Processo que elimina a umidade que está presente no leite em pó. Depois o leite em pó vai para os ciclones de separação que separa a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Industria química
  • Industrias quimicas
  • Industria quimica
  • industria quimica
  • Indústria Química
  • Industrias quimicas
  • Industria quimica
  • Industria Quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!