Industria petroquímica

Páginas: 16 (3985 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2012
Índice

1)Introdução
a) Definição de Petroquímica
b) A Indústria Petroquímica no Brasil

2) Descrição das Principais Industrias Petroquímicas Brasileiras
a) Brasken S.A.
a.1) Localização geográfica e razão social
a.2) Histórico
a.3) Mercado atendido e logística

b) Petroquímica União(PQU)

c) COMPERJ
c.1) Localização geográfica e razão social
c.2) Histórico
c.3)Mercado atendido e logística

c) Copesul


3) Bibliografia









1)Introdução

a) Definição de Petroquímica


A indústria petroquímica é uma subdivisão da indústria química. Ela utiliza a nafta (derivado do petróleo, obtido através do refino) ou gás natural, como matéria-prima básica.

A Indústria Petroquímica de bases parte da nafta, através de uma serie de processosquímicos, produz um grande numero de compostos orgânicos de estrutura simples acenos, dienos, aromáticos e outros; que são, a seguir, utilizados pelas indústrias de transformação, na obtenção de produtos orgânicos de largo uso industrial como plásticos, borrachas, corantes e outros.

Com a nafta, podem ser obtidos produtos de primeira e segunda geração. A partir de um processo chamadocraqueamento, a nafta é decomposta e gera eteno, propeno e aromáticos. Estes produtos de primeira geração são utilizados na produção de resinas, que compõem a segunda geração.

Produtos como batom, chiclete, plástico, tintas, resinas e velas contêm derivados de petróleo, como parafina e nafta, em sua composição, os quais são gerados em indústrias de 3ª geração, as quais usam matérias primas provenientes deindústrias de 2ª geração, tais matérias primas são geradas a partir de insumos da indústria de 1ª geração (Indústrias Petroquímicas). A parafina, por exemplo, faz parte de produtos como cera, cosméticos, embalagens, fósforos, impermeabilizantes e tecidos.

Abaixo uma figura exemplificando a cadeia petroquímica.

Figura 1: Cadeia Petroquímica


d) A Indústria Petroquímica no Brasil

Aindústria petroquímica brasileira tem suas origens no governo militar, mais precisamente na década de 1970, quando foram construídos no país o Pólo Petroquímico de São Paulo em 1972, posteriormente o Pólo de Camaçari (BA) em 1978 e logo em seguida, já na década de 80, foi construído o Pólo de Triunfo (RS) em 1982.
A primeira fase da consolidação deste setor foi marcada pelo sistema “tripartite” quese consolidou efetivamente na central de matérias-primas Copene. Neste sistema cada empresa teria 1/3 do capital em mãos da iniciativa privada nacional, 1/3 com a estatal Petroquisa e 1/3 com uma empresa privada estrangeira, que normalmente tinha o know-how tecnológico.

Entretanto, em função dos problemas com a expansão do endividamento externo do Brasil e dos problemas relativos a escassez decrédito no sistema financeiro internacional, o sistema tripartite a partir da década de 1980 já dava os primeiros sinais de esgotamento, e na década de 1990, com a inclusão das empresas do sistema Petroquisa no Programa Nacional de Desestatização do governo Collor, somente na Petroquímica União (PQU), Copene e Copesul ainda havia participações da Petroquisa, embora modestas, oscilando entre 15 a18% do capital votante dessas empresas.
Atualmente as três centrais de matérias-primas petroquímicas brasileiras, juntas, têm capacidade de produção de 2,9 milhões de toneladas anuais de eteno (etileno), seu principal produto. É uma indústria que opera com elevadas economias de escala e as novas plantas possuem cada vez maiores capacidades de produção, sendo projetadas para acompanhar aciclicalidade típica da demanda deste setor, a qual sofre fortes influências da conjuntura macroeconômica interna e externa.

No Brasil a indústria petroquímica caracteriza-se como um oligopólio altamente concentrado e de baixa integração vertical em sua cadeia produtiva. Em contraste podemos citar os EUA, país cuja indústria petroquímica utiliza cerca de 82% do eteno produzido no interior das próprias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Industria petroquimica
  • Industria petroquimica
  • Industria Petroquimica
  • Indústria petroquimica
  • A Industria Petroquímica
  • A indústria petroquímica
  • Indústria petroquimica
  • Industria petroquimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!