Industria petrolífera e de agua no rn

Páginas: 2 (330 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2014
ÁGUA
Com os diversos estudos sobre a geologia do RN observou-se a presença de poços contendo agua mineral. Na década de 1960, surgiu a primeira empresa, no ramo da extração e envasamento de aguamineral, a mineração reis magos, localizada no município de Extremoz.
Com o aumento da demanda outras empresas foram criadas para satisfazer o mercado em crescimento, então ambas no município deParnamirim surgiram em 1973 a Santa Maria e em 1982 a Indaiá.
O que marcou o início de uma nova fase nessa indústria foi a criação do garrafão de 20 litros possibilitando que a agua mineral pudessealcançar as indústrias e escritórios não só as casas, bares, restaurantes...
Com o comprometimentos das águas dos nossos lençóis freáticos e a queda da qualidade dos principais aquíferos que abastecem acidade de Natal, aumentou a procura por água mineral principalmente a partir da década de 1990. Isso fez com que pesquisas descobrissem novos lugares produtores de água como Extremoz, Mossoró, macaíba,entre outros.
Petróleo
As atividades petrolíferas no nosso estado começaram em 1951, após o mapeamento sísmico preliminar das condições geológicas do nosso estado.
A Petrobrás iniciou o trabalho desondagem com o objetivo de “testar a anomalia sísmica”, localizada na região de Gangorra, no município de Grossos, em janeiro de 1956. Três meses depois, foi aberto o primeiro posso, que apesar deestudos apontarem a presença de óleo e gás não eram em quantidade suficiente para mercado. Em 1966 o prefeiro de Mossoró, contratou uma empresa para perfurar um poço na praça Padre Mota. Durante mesesjorrou óleo com água, que a população carente usava para acender as lamparinas.
Atualmente o RN é um dos maiores produtores de petróleo do país, durante a história a Petrobrás investiu mais de 21bilhões de dólares. A produção do petróleo no estado tem promovido ao longo desse período um desenvolvimento econômico e social de dezenas de municípios. Atualmente a produção do estado é de 100 mil...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Controlo da qualidade da Água de produção na industria Petrolifera
  • Industria Petrolifera
  • Indústria Petrolífera
  • Industrias petroliferas
  • RN AGUA
  • Acidentes e Proteção na industria petrolifera
  • Resoluções do CONAMA para a indústria petrolífera
  • Introdução a Industria Petrolifera

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!