industria cultural

Páginas: 4 (795 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
O livro o que é indústria cultural, foi escrito por Teixeira Coelho, contendo 4 capítulos: Indústria Cultural, Cultura Industrial; Alienação e Revelação na Indústria Cultural; Indústria Culturalno Brasil e Perspectivas Diante da Indústria Cultural. Contendo também a sessão Indicações de Leitura, biografia do autor e finaliza com assuntos abordados na Coleção Primeiros Passos.
No primeirocapítulo introduz-se a leitura com a definição de Indústria Cultural. O autor comenta que “indústria cultural é um daqueles objetos de estudo que se dá a conhecer as ciências humanas antes por suasqualidades indicativas ou aspectos exteriores do que por sua constituição interior estrutural”.
O autor aponta que “indústria cultural”, “meios de comunicação”, e “cultura de massa” são interpretadascomo sendo termos sinônimos, entretanto um depende do outro. Ou seja, para que a indústria cultural exista é necessário que haja “o meio de comunicação” para que atinja o seu objetivo a sociedade“cultura de massa”. Coelho cita o jornal como exemplo, pois o mesmo seria considerado como indústria devido a produção em massa. Este é um meio de comunicação, pois visa atingir o receptor. E dentro dessemeio de comunicação que é o jornal seria transmitido algo referente a cultura de massa “o romance de folhetim”, “o cartaz” por exemplo. E como tudo que é industrializado, a cultura também pode sertrocada por dinheiro e renovada para que continue sendo consumida.
Coelho cita ainda ao fundamentar sobre Indústria Cultural, Dwight MacDonald quando este menciona sobre o fato da sociedade ser divididaem três formas de demonstração cultural, que são: superior, média (midcult) e a inferior (masscult). De acordo com MacDonald, a cultura superior é tudo aquilo que vem do erudito, como as pinturas doRenascimento. A cultura média, por sua vez, possui uma linguagem mais fácil de ser compreendida. Já a cultura de massa é a cultura proveniente dos meios de comunicação.
Percebe-se que o autor ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • industria cultural
  • Indústria cultural
  • industria cultural
  • A INDÚSTRIA CULTURAL
  • Industria cultural
  • Industrias culturais
  • Industria cultural
  • Industria cultural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!