Industria Cultural invade a escola brasiileira

607 palavras 3 páginas
A INDÚSTRIA CULTURAL INVADE A ESCOLA BRASILEIRA
A Educação no Brasil tem motivado muitos estudos e pesquisas no sentido de não só descobrir seus problemas, mas, também, contribuir para a solução dos mesmos.
É, no campo das relações e transformações sociais, o desafio de descobrir o que acontece na escola, que permite ao nosso aluno o exercício de se transformar através de suas experiências ,portanto,se educar.
Um primeiro aspecto, é a existência das camadas dominantes que, com o objetivo de servir e alimentar seus próprios interesses e valores, organizam o ensino de forma fragmentada. Com interesse da burguesia, nosso sistema escolar sofre transformações , com o único objetivo de atender a tais interesses.
Outra realidade que cerca a estrutura escolar é a política. Ela se apresenta, pelos interesses dos poderosos, menosprezando o contexto social em que o homem está inserido.
Indústria Cultural, esse termo é conhecido por apresentar a arte e a cultura como um produto de troca, ela chega e invade também a Escola, sem que nos apercebamos de seus perigos e influências.
O produto da Indústria Cultural visa entorpecer e cegar os homens da moderna sociedade de massa, preenchendo sua função de seduzir as massas para o consumo, com "promessa de felicidade", transformando o consumidor em um indivíduo acrítico e inconsciente.
Um dos instrumentos usados pela Indústria Cultural, de fácil acesso à população, é a televisão. Ela chega à escola, cria necessidades que muitas vezes não se tem, por meio dos mais diversos recursos visuais, com efeitos especiais e publicidade, com uma linguagem de sedução e convencimento, despertando o desejo de consumo. Reforça estereótipos, deformando a percepção da realidade.
Jornalistas, apresentadores, comentaristas televisivos, são formadores de opinião.
É fundamental que a escola abra um canal pelo qual as crianças possam se manifestar, verbalizar, elaborar porque vêem televisão, o que gostam de ver na televisão e o que as atrai.
A

Relacionados