Industria Criativa

Páginas: 4 (837 palavras) Publicado: 29 de maio de 2014
Universidade Federal de Pernambuco


Resenha: Monografia – Classificação da Indústria Criativa Brasileira: Uma Proposta Metodológica.


Na monografia, Classificação da IndústriaCriativa Brasileira: Uma Proposta Metodológica, os autores empenharam-se em apresentar a classificação da indústria criativa brasileira. Tendo referências algumas fontes, dentre elas o estudo realizadopelo órgão Fundação Nacional para a Ciência, Tecnologia e Artes.
Indústrias criativas são aquelas oriundas da criatividade e habilidade individual, com potencial para a elaboração de trabalho por meioda geração da propriedade intelectual.
O estudo da cultura no ramo da ciência econômica é uma prática recente, esse comportamento se justifica pelas idéias contrárias existentes entre criação livre eteorias que regem a economia, como oferta e demanda, por exemplo. Porém, com o passar das décadas as empresas reconheceram os esforços intelectuais como combustíveis para a geração de renda eemprego, o que deu início à economia da cultura.
Partindo do pressuposto de que pessoas reagem a incentivos e que os detentores de talentos criativos nem sempre têm consciência de seu grau de produtividadeintelectual é necessário que o Estado intervenha nesses aspectos.
A indústria Criativa cresce significativamente mundialmente. Contudo, há uma carência expressiva nos estudos desse setor, comdestaque na literatura brasileira. Pode-se atribuir essa deficiência à metodologia utilizada no país, por isso a importância de obter uma estrutura de classificação para a indústria brasileira, proposta daresenha.
O economista australiano Throsby afirmava que o tempo que o artista direcionava a produção artística não produz retorno suficiente para suprir suas necessidades essenciais. Dessa forma, oartista, passando por um trade-off, aloca parte do tempo em uma outra atividade, não cultural, para conseguir satisfazer seu consumo básico. Isso leva a afirmação de que as necessidades básicas são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Indústrias criativas
  • industria criativa
  • Indústria Criativa
  • Industrias criativas
  • Industrias Criativas
  • Indústrias Criativas: Cultura e Negócios.
  • Cadeia da Indústria Criativa no Brasil
  • INDÚSTRIAS CRIATIVAS: DEFINIÇÃO, LIMITES E POSSIBILIDADES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!