Industria Automobilistica

Páginas: 7 (1512 palavras) Publicado: 5 de março de 2014
É sabido que a indústria automotiva gera milhões e milhões de empregos, não apenas no Brasil, e é uma mola propulsora da economia e do surgimento de novas tendências e tecnologias, servindo como benchmark para as indústrias de todos os outros segmentos.
Atualmente, o mundo produz mais de 70 milhões de veículos por ano, e esse número cresce com o aumento da população e sua necessidade porlocomoção. Outro fator que contribui para o crescimento do mercado de automóveis é o aumento da eficiência das indústrias – estamos falando de redução de custos de produção, a revolução dos materiais, técnicas de fabricação inovadoras e tecnologias de gestão.
Já a indústria automotiva brasileira produz cerca de 3 milhões de veículos por ano, e esse número se mantém em crescimento significativo: de2002 à 2011 o mercado automotivo cresceu 145% e a previsão é que o consumo atinja 6 milhões de veículos/ano para os próximos anos. Dado o crescimento, a indústria prepara-se para investimentos em novas fábricas e aumento da capacidade de produção, o que impulsiona novos processos, produtos, tecnologia e inovação.
Além de toda a cadeia da indústria automotiva, composta principalmente pelasconcessionárias, montadoras e fornecedores de autopeças, o crescimento do mercado demanda desafios e investimentos, com metas agressivas a serem cumpridas e uma busca acelerada por eficiência e competitividade.
Participação da Economia
RIO - Os incentivos do governo à indústria automobilística levaram ao crescimento do setor na última década. Mas os ganhos de produção das montadoras, beneficiadas porpolíticas específicas desde a década de 50, não se disseminaram pelo restante dos segmentos produtivos. A indústria pesada perdeu espaço na economia.
A participação do setor automotivo no Produto Interno Bruto (PIB) da indústria saltou 45,6% em 11 anos, passando de 12,5%, em 2000, para 18,2%, em 2011
Segundo o IBGE, apenas a fabricação de veículos automotores - sem considerar a cadeia -respondeu por 9,8% da produção industrial em 2012, contra 7,3% em 2003. Independentemente dos números, para os críticos, os custos superaram os benefícios. 
Hoje, os polos automotivos espalharam-se por Rio Grande do Sul, Paraná, Sul Fluminense, Bahia e, mais recentemente, Pernambuco.
Segundo a Anfavea, entidade representante do setor, em 2012 havia 53 fábricas em 9 Estados, de 26 empresas entrefabricantes de automóveis, veículos comerciais leves, caminhões e ônibus - 9 produzem carros de passeio. Com 3,3 milhões de unidades produzidas, o País é o sexto maior produtor do mundo.

O uso da Tecnologia da Informação à Favor da Produção 

ATUALMENTE Com toda A tecnologia, os fabricantes de automóveis e de autopeças tem um GRANDE desafio .POIS Os processos produtivos passaram de sistemaspuramente mecânicos para processos cada vez mais informatizados. 
Hoje, as empresa precisam produzir cada vez mais rápido e com mais qualidade, e a necessidade reduzir o numero de erros e os custos, faz com que a tecnologia tenha de ser usada nos meios produtivos em larga escala. 
A união das áreas de TI com a cadeia produtiva e logística de forma a integrar todas as etapas da produção, e também asempresas, torna possível produzir de forma que não eram imaginadas há pouco tempo. 
Através do emprego de tecnologias, é possível para uma empresa fabricante de componentes, por exemplo, saber qual é a programação de produção da montadora, e adequar seus níveis de produção, programar que produtos serão fabricados e quais insumos serão comprados. Este tipo de interconexão faz com que os custos deprodução sejam reduzidos e a produtividade alcance índices muito altos. 
A relação fornecedor X montadora passou de uma relação comercial simples de compra e venda para um processo onde o fabricante do componente, ou sistemista, participa ativamente do processo produtivo da montadora, sendo responsável, em alguns casos, até pela administração do inventário de peças para garantir a produção. ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • industria automobilística
  • Industria Automobilistica
  • Indústria Automobilística
  • industria automobilistica
  • Indústria Automobilistica
  • Indústria automobilistica
  • Industria Automobilistica
  • A Evolução dos Materiais na Industria Automobilística

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!