Industria Açucareira no Brasil

Páginas: 5 (1023 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSOR SEBASTIÃO VASCONCELOS SOBRINHO




ANTONIO CARLOS PAZ DE OLIVEIRA






INDÚSTRIA AÇUCAREIRA












TIANGUÁ-CEARÁ-BRASIL
SETEMBRO DE 2013

ANTONIO CARLOS PAZ DE OLIVEIRA





INDÚSTRIA AÇUCAREIA

















TIANGUÁ-CEARÁ-BRASILSETEMBRO DE 2013
SUMÁRIO
A HISTÓRIA DO AÇÚCAR NO BRASIL............................................................................04
O AÇÚCAR NOS PRINCIPIOS DA ECONÔMIA BRASILEIRA ...................................... 05
.PROCESSAMENTO DA CANA-DE-AÇÚCAR..................................................................06
ESTRUTURA DAUSINA.......................................................................................................08
REFERÊNCIAS........................................................................................................................09





















HISTÓRIA DO AÇÚCAR NO BRASIL
Nos primeiros anos da colonização portuguesa no Brasil, o ouro, principal produto econômico de grande interesse de Portugal, estavalonge de ser encontrado, surgindo a necessidade dos portugueses de encontrar uma forma de utilizar das terras brasileiras, de forma que se pagasse no mínimo os gastos utilizados em sua defesa. Os portugueses tinham uma vasta experiência na produção de açúcar – especiaria muito apreciada na Europa – produzida em algumas ilhas no Atlântico, com técnicas bastante avançadas, desenvolvidas pelosportugueses.
Os holandeses eram especialistas no comercio intra-europeu, e estavam preparados para financiarem e criarem um novo mercado em grande escala com o açúcar, e no Brasil financiaram não somente a refinação e comercialização do açúcar, como também as instalações e a importação de mão de obra escrava.
As técnicas portuguesas não eram suficientes para funcionar a indústriaaçucareira, era necessário a utilização de muita mão de obra, item extremamente escasso no Brasil. Para atrair mão de obra da Europa para o Brasil, era necessário oferecer salários superiores aos salários na Europa, no entanto era inviável economicamente.
Os portugueses já conheciam o mercado africano de escravos, e esta foi a opção encontrada para a produção açucareira no Brasil, sem falar quemuitos africanos já conheciam as lavouras de cana-de-açúcar, e estavam habituado ao oficio.
O surgimento da indústria açucareira foi extremamente importante não só para os Portugueses, que precisavam utilizar as terras brasileiras, e de uma nova fonte de recursos, mas também ao holandeses que investiram na produção.
A indústria açucareira foi uma forte fonte de riqueza por mais decento e cinquenta anos, e foi responsável pelo fortalecimento do Brasil e do povo genuinamente brasileiro que aqui se formava.









O AÇÚCAR NOS PRINCIPIOS DA ECONÔMIA BRASILEIRA
Considerado a primeira grande riqueza agrícola e industrial do Brasil, o açúcar teve início quando foi simultaneamente introduzida nas suas três capitanias: Pernambuco, Bahia e São Paulo. Em 1549,Pernambuco já possuía trinta engenhos-banguê, a Bahia, dezoito, e São Vicente, apenas dois. A lavoura da cana-de-açúcar era próspera e, meio século depois, a distribuição dos engenhos perfazia um total de 256.
O ciclo da cana-de-açúcar representou um dos momentos de maior desenvolvimento econômico do Brasil Colônia. Foi, durante muito tempo, a base da economia colonial. O senhor de engenhoera um fazendeiro proprietário da unidade de produção de açúcar. Utilizava a mão de obra escrava indígena e africana. Tinha como objetivo principal a venda do açúcar para o mercado europeu . Além do açúcar destacou-se também a produção de tabaco e algodão.
As plantações ocorriam no sistema de plantation, ou seja, eram grandes fazendas produtoras de um único produto, utilizando mão de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Indústria açucareira
  • emprego na industria açucareira
  • A GRANDE EMPRESA AÇUCAREIRA NO BRASIL
  • Resumo Produção açucareira no Brasil
  • Resumo Produção açucareira no Brasil
  • Economia açucareira no brasil
  • Economia Açucareira no Brasil
  • Industria no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!