INDUMENT RIA EGIPCIA

520 palavras 3 páginas
1) Discorrer sobre a influencia do egito para evolução da indumentária

O Antigo Egito foi uma civilização da Antiguidade oriental (que surgiu aproximadamente 3150 anos a.C.) localizada no Norte de África, concentrada ao longo do curso inferior do rio Nilo, no que é hoje o país moderno do Egito. Está sociedade possuía vasta riqueza artística, tecnológica, arquitetônica e cultural.
Através de artefatos e demais registros históricos se faz possível estudar a indumentária deste povo e concluir que a vestimenta no Antigo Egito servia para diferenciação de classes sociais, onde as pessoas das classes mais baixas, como escravos por exemplo, andavam nus ou com pouca roupa, e esta nudez naquele período era vista como algo natural, diferente dos dias atuais. As classes mais altas utilizavam roupas mais requintadas, com pegras, plissados, gomas e bordados, o uso de joias, enfeites e adornos serviam para demonstrar poder e riqueza. A cor predominante da época era o branco.
Os cidadãos não utilizavam de fibras animais, por serem consideradas impuras e proibidas pela religião local, assim os mesmos desenvolveram o cultivo de algodão.
Os guerreiros do antigo Egito utilizavam e elmos e capacetes, e suas roupas e a dos sacerdotes possuíam um trabalho de estilo mais rebuscado que a roupa do dia a dia.
No Antigo Egito os plissados, adornos e joias de ouro, tecidos leves com transparência e maquiagem marcada ganharam destaque, características que seguem presentes até hoje no mundo da moda.

Vestuário Masculino
Graças ao clima quente e seco, as roupas no egito eram leves e finas, os escravos muitas vezes não utilizavam qualquer tipo de vestimenta. O traje mais comum entre os homens era o chanti, que consistia em um pedaço de tecido utilizado como tanga, preso por um cinto ao corpo, as pernas e o resto do corpo ficavam a mostra. Alguns homens também utilizavam do Kalasiris, que é basicamente um tipo de túnica longa, bem decotada e modelada ao corpo. Os faraós utilizavam de um saio

Relacionados

  • INTRODUÇÃO À HISTõRIA DA SOCIEDADE PA~RIARCAL NO BRASIL CASA-GRANDE SENZALA Formação da Família Brasileira sob o Regime da Economia Patriarcal
    282582 palavras | 1131 páginas
  • Guilherme
    282582 palavras | 1131 páginas