Indumentária

Páginas: 5 (1107 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Universidade de Caxias do Sul Centro de Artes e Arquitetura
História da Moda e Indumentária I
Bernardete Lenita Susin Venzon
Carina Godinho de Oliveira

Cultura e Indumentária Egipcia

Caxias do Sul, 09 de abril de 2013.

Egito: Cultura, Arte e Forma de Vestir.
No Egito, todas as coisas eram bastante simbólicas, as cores, as formas, os traços, a sua arquitetura e até mesmo a suaforma de vestir, tudo tinha um significado, tudo em nome dos deuses e do faraó.
Era um povo muito rico, usavam ouro em grande parte do seu vestuário, utensílios e acessórios, tinham uma inteligência e criatividade inestimáveis, eram detalhistas e muito higiênicos o que acaba influenciando diretamente no seu vestuário e aparência.


A cultura egípcia foi profundamente marcada pela religião epela supremacia política do faraó. Esses dois elementos exerceram grande influência nas artes (arquitetura, escultura e pintura) e na atividade literária e científica.
A religião regeu toda a vida egípcia, interpretando o universo, justificando sua organização social e política, determinando o papel de cada classe social e, por conta disso, orientando toda a produção artística dessepovo. Além de crer em deuses que poderiam interferir na história humana, os egípcios acreditavam também numa vida após a morte e achavam que essa vida era mais importante do que a que viviam no presente.
O fundamento ideológico da arte egípcia é a glorificação dos deuses e do faraó divinizado após a sua morte, para o qual se erguiam templos e túmulos grandiosos. Acreditavam que o Faraó eraresponsável pelo bem-estar do povo, pelas estações do ano, pelas cheias do rio Nilo, pela movimentação do planeta, sendo considerado também como um próprio Deus.

A arte egípcia é profundamente simbólica. Todas as representações estão repletas de significados que ajudam a caracterizar figuras, a estabelecer níveis hierárquicos e a descrever situações.
A hierarquia social e religiosa, érepresentada, na atribuição de diferentes tamanhos aos diferentes personagens dependendo da sua importância. Como exemplo, o faraó será sempre a maior figura numa representação e a que possui estátuas e espaços arquitetônicos monumentais. Reforça-se assim o sentido simbólico, em que não é a noção de perspectiva, mas o poder e a importância que determinam a dimensão.
Os egípcios ao esculpir e pintartinham o propósito de relatar os acontecimentos de sua época, as histórias dos Faraós, deuses e do seu povo em menor escala, já que as pessoas não podiam ser representadas ao lado de deuses e nem dentro de templos.
As pinturas e as esculturas eram, geralmente acompanhadas de inscrições hieroglíficas que explicavam as cenas ou figuras ali representadas.

As cores não tinham somente a funçãodecorativa, mas encontravam-se carregadas de simbolismo, que se descreve de seguida:
Preto (kem): era obtido a partir do carvão de madeira ou de pirolusite. Estava associado à noite e à morte, mas também poderia representar a fertilidade e a regeneração, Opreto era utilizado nas sobrancelhas, perucas, olhos e bocas.
Branco (hedj): obtido a partir da cal ou do gesso, era a cor da pureza e daverdade. Como tal era utilizado artísticamente nas vestes dos sacerdotes e nos objetos rituais. As casas, as flores e os templos eram também pintados a branco.
Vermelho (decher): obtido a partir de ocres. O seu significado era ambivalente: por um lado representava a energia, o poder e a sexualidade, por outro lado estava associado ao maléfico deus Set, cujos olhos e cabelo eram pintados avermelho, bem como ao deserto, local que os Egípcios evitavam.
Amarelo (ketj): para criarem o amarelo, os Egípcios recorriam ao óxido de ferro hidratado. Dado que o sol e o ouro eram amarelos, os Egípcios associaram esta cor à eternidade. As estátuas dos deuses eram feitas a ouro, assim como os objetos funerários do faraó, como as máscaras.
Verde (uadj): era produzido a partir da malaquite do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • indumentaria
  • indumentaria
  • Indumentária
  • Indumentaria europeia
  • História da indumentária
  • História da indumentária
  • A Indumentária do Abaporu
  • Resenha de indumentaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!