Induísmo

Páginas: 5 (1240 palavras) Publicado: 4 de abril de 2011
Escolha uma religião que represente uma das Classificações das Religiões informadas no texto “Fenômeno Religioso”, e sobre essa religião apresentar pesquisa contendo sistematicamente o seguinte conteúdo:
1) Por que essa religião pode ser classificada como...?
2) Em que ano ou século surgiu?É originária de qual povo ou quais povos?
3) Ela considera algum livro como sagrado? Ou existe algumlivro que orienta a vida das pessoas? Quais são as principais leis morais ensinadas?
4) Faça um breve resumo sobre o conteúdo de tal fé: Nome de “Deus”; respostas para às questões existenciais da vida humana.
5) Que ritos ou liturgias são utilizados? E para quê utilizam?
6) Como são admitidos novos membros?

Hinduísmo

Definir o hinduísmo não nem um pouco fácil, pois ele é mais do que umareligião no sentido ocidental. Também conhecido por seus praticantes por Sanatana Dharma,o que significa religião duradoura ou religião/verdade/regra eterna.
O hinduísmo pode ser definido como um modo de vida baseado nos ensinamentos de sábios e escrituras antigas como os Vedas e os Upanishads. É uma multiplicidade de religiões. Considerada a religião mais antiga da história da civilização humana. Ohinduísmo vem da palavra Hindu, que vem d nome do Rio Hindo do norte da Índia, que em tempos antigos era chamado de “Sindhu”, mas os persas que imigraram para a Índia o chamavam de “Hindu”, a terra de “Hindustão” e seus habitantes de “Hindus”, por isso, a religião seguida veio a ser chamado “Hinduísmo”.
Nasceu cerca de 5.000 anos ou mais e tem como povo originário o povo do norte da Índia.Princípios básicos
O Hinduísmo não tem um sistema unificado de crenças e práticas que por um lado são parecidas com o paganismo, panteísmo e similares, e por outro lado são idéias metafísicas muito profundas e abstratas. O hinduísmo acredita na adoração de ídolos, reencarnação, “Karma”, “dharma”, e “moksha”. Alguns ideais morais no hinduísmo incluem não-violência (Ghandi partiu desse princípio paraliderar o povo indiano contra a dominação britânica), autenticidade, amizade, compaixão, coragem, autocontrole, pureza e generosidade.

Escrituras
No hinduísmo existem dois tipos de textos sagrados que constitui as escrituras Hindus, o que é ouvido (SRUTI) e o memorizado (SMRITI).
A literatura Sruti refere-se à rotina dos antigos santos hindus que se permitiam “ouvir” ou perceber as verdades douniveso.
A literatura Smriti refere-se aos poemas e épicos memorizados ou lembrados, e são mais populares entre os Hindus, explicam verdades universais através do simbolismo e mitologia. Os Três textos mais importantes da literatura são: Bhagavad Gita, Mahabharata e Ramayana.

“Deus” para o Hinduísmo
O hinduísmo acredita que existe apenas uma força suprema e absoluta, o Brahman (alma do mundo),apesar do hinduísmo estar associado a uma multiplicidade de deuses, isso não quer dizer que não possa adorar uma deidade particular.
A mais fundamental das deidades hindus é a Trindade, também chamada de Trimurti,o deus trino e uno,cujo nome acreditavam ser: Brahma, o criador; Vishnu (Krishna), o conservador e o Shiva, o destruidor. A semelhança com a Trindade cristã é apenas aparente, porque nohinduísmo temos um deus com três nomes diferentes. É o mesmo Uno que às vezes é chamada Brahma, outras vezes Vishnu e outras Shiva.
O hinduísmo é formado por diversas tradições e não possui fundador, e tem como fundamental a sua existência, a “eterna Dharma (Lei)” ou “Alma universal” e por isso é considerada a terceira maior religião, depois do cristianismo e islamismo.

Questões existenciaisda vida humana
O maior aspecto do Dharma Hindu que é uma prática comum de todos os Hindus é o purushartha, ou "quatro objetivos da vida". Eles são kama, artha, dharma e moksha. É dito que todos os homens seguem o kama (prazer, físico ou emocional) e artha (poder, fama e riqueza), mas brevemente, com maturidade, eles aprendem a controlar estes desejos, com o dharma, ou a harmonia moral...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!