Indrodu O Ao Estudo Da Pol Cia

313 palavras 2 páginas
Existem várias maneiras de controlar a atividade policial, dentre elas temos o controle sobre a conduta dos seus agentes individualmente feito pela própria corporação, isto é, o controle interno e o controle externo que é o exercido sobre a instituição policial por qualquer outro agente. Tais controles são interdependentes e complementares entre si.
Exercer o controle da atividade policial é controlar os atos praticados pelos seus servidores policiais e sua concordância com as Lei e com o interesse público. Uma força policial não submetida ao controle da sociedade pode perseguir objetivos próprios.
Por sua vez, o controle da atividade dos agentes é imperiosa para garantir eficiência e para evitar desvios de função. Dada a discricionariedade inerente à função policial, o controle do policial no seu trabalho diário constitui um desafio para todas as instituições policiais do mundo.
A competência para desempenhar o controle interno (autocontrole) é atribuída aos órgãos específicos para fiscalizar a atividade do policial e coibir os desvios de conduta. Estes órgãos são chamados de Corregedorias.
As corregedorias têm dupla ação: de fiscalização da qualidade do serviço prestado e de investigação e consequentemente punição de condutas desconformes. Embutido está também a necessidade de profissionalização da atividade e de melhoria da formação dos policiais, o que poderia repercutir tanto na qualidade dos serviços prestados quanto no controle da violência policial.
No tocante ao controle externo, compete ao Ministério Público, na defesa da ordem jurídica, atuar na concretização das garantias e dos direitos fundamentais previstos na Constituição Federal. Importante observar que a atividade de controle exercida pelo Ministério Público decorre do sistema de freios e contrapesos previsto pelo regime democrático.
A atividade de controle é, na verdade, uma garantia constitucional para o cidadão contra possíveis desmandos do Estado, no caso, o Estado armado e autorizado a

Relacionados