individuos

Páginas: 2 (464 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Édouard Claparède


Nascimento - 24 de março de 1873, Genebra, Suíça
Morte - 29 de setembro de 1940, Genebra, Suíça
Concepção de Escola - Para Claparède, a escola deveria considerar asdiversidades de aptidões apresentadas pelos alunos, pois ir contra a natureza é não considerar o rendimento do aluno. O sistema mais próximo de uma escola sob medida, segundo o educador acreditava, é aqueleque permite que o aluno possa reagrupar, o mais livremente possível, os elementos favoráveis ao desenvolvimento de suas condutas pessoais. Para ele, o currículo obrigatório poderia ser reduzido aconteúdos suficientes para a transmissão de um conhecimento que constituísse “uma espécie de legado espiritual de uma mesma geração”, deixando a maior parte do período letivo para atividades escolhidaspelos próprios alunos. A escola deve visar a desenvolver as funções intelectuais e morais mais do que se preocupar em transmitir conhecimentos desvinculados do cotidiano.
Concepção de aluno - Recomendavaestratégias para o melhor aproveitamento das potencialidades intelectuais dos alunos, como as classes paralelas (uma para os estudantes mais inteligentes e outra para os com mais dificuldade) e asclasses móveis ( para que um mesmo aluno pudesse acompanhar diferentes disciplinas em ritmos diferentes).
Defendia que a escola deve ser para a criança e não a criança para a escola.Esta deve ensinar os alunos a amar o trabalho, mas muitas vezes fazia o contrário oferecendo deveres impostos e desagradáveis.

"Uma criança não é uma criança para ser pequena, mas para tornar-seadulta"
"Toda conduta é ditada por um interesse; toda ação consiste em atingir o objetivo que é mais urgente naquele momento determinado"

Teoria - Claparède justificava sua proposta de uma "escolasob medida" (título de um de seus livros) dizendo que, na impossibilidade de haver uma escola para cada criança ou para cada tipo de inteligência, o sistema mais próximo disso seria o que permitisse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o individuo
  • O indivíduo
  • O INDIVIDUO
  • individuo
  • Individuos
  • individuos
  • individuo
  • Individuo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!