Individualidade, Identidade e Sociabilidade na Modernidade Mídia e Religião, Cultura e Civilização

Páginas: 9 (2061 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2013
Individualidade, Identidade e Sociabilidade na Modernidade
Mídia e Religião, Cultura e Civilização

INTRODUÇÃO

A individualidade para os que raciocinam e refletem sobre um determinado contexto, conseguem formular ou até mesmo agir e intervir sobre os demais, enquanto que outros que sentem, movem-se pela coação sofrem por que podem ser manipulados, atingidos ou frustrados pelo não alcancede suas metas.
Na sociedade dos consumidores individualizados, tudo precisa ser feito por conta própria e a ironia reside no fato que ir as compras é um ato que encerra em si próprio a atividade individualizada de comprar. A identidade do ser é aquela em que o individuo tenta solidificar o fluido, ou seja, é marcada quando se compartilha as mesmas coisas, como se fosse uma marca, a busca peloeterno e imutável.
A identidade é única e individual e semente pode ser consolidada quando se adquire o objeto que todo mundo compra. O consumidor entra em conflito pela amplitude das escolhas que estão disponíveis ao seu redor, a angustia da tomada de decisões correta, frente as diversas alternativas, a responsabilidade do individuo livre pela sua decisão e risco assumido, fazem o processo doconsumo regular repetitivo e interminável.
A individualidade traz em si uma competitividade mais agressiva, onde o individuo esta só e, depende somente de si mesmo para fazer suas escolhas, pensamentos e ações ao invés de unificar uma condição humana rígida pela cooperação e solidariedade.
A descoberta das formas de vida social no meio urbano, como objetivo de estudo, obrigou os antropólogos avoltar-se para sua própria sociedade na busca do entendimento do seu próprio sistema de significações, através de uma preocupação singular com o conteúdo simbólico das cidades enquanto representação do universo pelo homem e mediação na integração do homem nesse universo.
A antropologia das sociedades contemporâneas, um pensador eternamente fascinado tanto pela riqueza das formas de vida social e suacapacidade de acolher uma infinidades de conteúdos quanto pela riqueza de conteúdos que podem, da mesma maneira, acolher uma multiplicidade de formas.
A vida metropolitana revela-se como ponto de intervenção de vários mundos, isto é, uma continuidade não regularizada de formações, informações e deformações de conteúdos novos e antigos que se individualizam nas formas que os animam, de tal modo queno desenvolvimento vital, aquele que é cada vez formado ultrapassa a forma momentaneamente adotada. Formas estas dadas pela diversidade de combinações das aflições dos indivíduos dos grupos em que as interações estão sujeitas ao espírito da vida moderna.
A questão da identidade esta sendo extensamente discutida na teoria social. Em essência, o argumento é o seguinte: as velhas identidades, quepor tanto tempo estabilizaram o mundo social, estão em declino, fazendo surgir novas identidades fragmentando o individuo moderno, até aqui visto como um sujeito unificado.
A assim chamado “crise de identidade” é visto como parte de um processo mais amplo de mudança, que esta deslocando as estruturas e processos centrais das sociedades modernas e abalando os quadros de referencias que davam aosindivíduos uma ancoragem estável no mundo social.

Relações Pessoais, Sexualidade e Família
Relações puras pressupõem o compromisso que é uma espécie particular de confiança. Esse por sua vez, deve ser entendido como um fenômeno do sistema internamente referido, é um compromisso com a relação enquanto tal. Assim como com a outra de as outras pessoas envolvidas.
A demanda de intimidade, é parteda relação pura, como resultado dos mecanismos de confiança que pressupõem. É por tanto um equivoco entender a procura contemporânea da intimidade, apenas como uma relação negativa a um universo social mais impessoal e distante. A absorção em relações puras certamente pode ser muitas vezes um modo de defesa contra um mundo exterior envolvente.
A refletividade do eu, com a influencia dos sistemas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Individualidade,identidade e sociabilidade na modernidade
  • resumo do texto Identidade, individualidade e sociabilidade na modernidade.
  • Cultura, civilização e religião
  • Modernidade Identidade e Cultura de Fronteiras atualizado
  • Boaventura Modernidade,identidade e cultura de fronteira
  • FICHAMENTO A IDENTIDADE CULTURA NA PÓS MODERNIDADE
  • CULTURA E MODERNIDADE NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LOCAL
  • Modernidade e identidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!