Individual Ana Cl Udia

1590 palavras 7 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

REFERÊNCIAS...........................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO
Iremos observar as decorrentes mudanças entre família e trabalho no processo da reestruturação produtiva.
Como as configurações entre homem e mulher se modificaram, a mulher foi inserida ao mercado de trabalho e obteve papel de chefe de família e que vários modelos de família diferentes de pai, mãe e filhos surgiram.

2 DESENVOLVIMENTO
Numa fase inicial, a divisão do trabalho limitava-se a uma distribuição de tarefas entre homens e mulheres ou entre adultos, anciãos ou crianças, em virtude da força física, das necessidades ou do acaso, sem que tal conduzisse ao aparecimento de grupos especializados de pessoas com os seus próprios interesses ou características, não originando, portanto diferenças de natureza social.
A divisão do trabalho desencadeada pelo incremento da atividade comercial, ligada à ampliação das atividades transformadoras e da navegação, deslocou o centro dos interesses econômicos do interior para o litoral. Ao lado da divisão entre agricultores, artesãos e mercadores, passou a existir uma outra, entre trabalhadores rurais e citadinos, que corresponde, total ou parcialmente, à oposição entre o campo e a cidade. Na estrutura urbana observa-se uma distinção entre sectores comerciais, administrativos, culturais, transportadores, artesanais e até agrícolas, fenómeno com menor relevância nos meios rurais. A divisão social do trabalho manifesta-se também entre trabalho mental e material. O processo geral alcançado a nível bastante elevado de separação entre o trabalho intelectual e o trabalho físico, levou ao surgimento duma elite que escapava ao quadro dos

Relacionados

  • ajuda
    28629 palavras | 115 páginas
  • Artigo Gerenciamento de Energia via SW
    11481 palavras | 46 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • EVANS PRITCHARD Bruxaria Oraculos E M Hellip
    49674 palavras | 199 páginas