Indivíduo e Cultura: Perspectiva da Antropologia Contemporânea - Mayk Andreele do Nascimento

Páginas: 3 (663 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2013

Indivíduo e Cultura: Perspectiva da Antropologia Contemporânea
Mayk Andreele do Nascimento

1- Analise a relação entre o INDIVÍDUO e a MODERNIDADE, de acordo com Simmel.

Em sua abordagementre o indivíduo e a modernidade, Simmel dá ênfase a dimensão cultural como a força transformadora do social, tendo como base os homens na saciedade moderna.
Para ele, o dinheiro é a mediaçãofundamental da sociedade moderna, devido à “força” que o dinheiro engrenou, elevando o capitalismo entre as nações, onde o valor da troca colonizou os mais diversos aspectos da vida social. Ele afirma que asubjetividade aberta proporciona um processo de individualização, tornando o individuo autônomo em sua afirmação individual.
Podemos dizer que a vida moderna pode oferecer uma possível e quaseilimitada liberdade para o indivíduo fazendo com que cresça ainda mais, pois conforme este se liberta do círculo que o aprisiona, adquire uma consciência cada vez maior de sua liberdade.
Simmel afirma que odinheiro se coloca entre o homem e o que ele quer, como se fosse um facilitador, criando a ilusão de que tudo pode ser alcançado através dele.

2- Explique a emergência INDIVIDUALISMO, naperspectiva de Dumont.

Em Dumont a raiz da concepção do mundo da modernidade está remontada às raízes do cristianismo, cristalizando-se na emancipação do poder político do domínio religioso com a ascensãodo estado secularizado.
O autor observa assim uma descontinuidade entre a modernidade e o resto das civilizações chegando próximo ao diagnóstico de Simmel da singularidade da era moderna, e dadissociação que esta imprime entre sujeito e objeto, ideia e valor e, um plano mais amplo, entre indivíduo e totalidade social.
O homem moderno, em sua relação com a sociedade, ganha uma autonomia jamaisvista na história, tornando-se senhor de si mesmo, rompendo os laços comunitários. O aspecto positivo dessa independência vista por Simmel é problematizado.
Enfatizando a impessoalidade das relações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • antropologia
  • O objeto de estudo da antropologia social nas culturas contemporâneas
  • perspectivas contemporaneas
  • Antropologia Contemporânea
  • Indivíduo e Cultura
  • antropologia contemporanea
  • Antropologia contemporanea
  • antropologia contemporanea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!