Indisciplina na sala de aula

Páginas: 38 (9338 palavras) Publicado: 24 de abril de 2014
Introdução

Em um concurso para professores de ensino fundamental e educação infantil realizado na cidade de São Paulo em 2010 do qual participei, houve uma pergunta sobre indisciplina. Nesta questão foi descrita uma situação na qual uma criança de quatro anos havia rasgado todos os trabalhos dos colegas e, com o ocorrido, a professora colocou a criança sentada em um lugar para “pensar”. Oque se queria saber era se a professora havia agido pedagogicamente ao tomar essa atitude.
Esse fato inquietou-me muito, pois nunca dei aula para crianças e, embora se ouça muito sobre indisciplina, nunca me questionei sobre o que faria a esse respeito, muito menos o que seria “pedagogicamente correto”. Percebi que sabia muito pouco sobre indisciplina na educação infantil, e de maneira geral,resolvi fazer esse trabalho de pesquisa para saber mais sobre o assunto e, principalmente, como agirei quando estiver em sala de aula.
O tema desse trabalho é, portanto, sobre indisciplina na escola, mais especificamente sobre as atitudes tomadas pelos professores para resolverem questões de indisciplina na educação infantil. Por isso, levanta-se a seguinte questão para orientar esta pesquisa: comoos professores poderiam solucionar problemas de indisciplina na educação infantil por meio da construção de limites bem claros?
Defende-se o posicionamento segundo o qual o professor deve mostrar-se firme, expressando autoridade, mas também é importante que evite o autoritarismo que, de certa forma, rebaixa o aluno. A imposição de limites e o respeito às regras, porém, devem ser colocados àsclaras. Muitas vezes o professor quer resolver a questão da indisciplina com autoritarismo assim como seus professores agiam no tempo em que estudavam. Não acreditando muito que o problema da indisciplina possa ser resolvido, muitos professores não procuram buscar suas causas, colocando a culpa, simplesmente, na família ou na sociedade.
No intuito de direcionar essa pesquisa à finalidade proposta,traçam-se objetivos para consolidá-la tais como expor uma síntese do panorama geral da indisciplina nas salas de aula, abordar os motivos das dificuldades que os professores enfrentam para solucionar problemas de indisciplina, refletir sobre as atitudes dos professores em relação à indisciplina na educação infantil, revelar como as crianças adquirem a sua autonomia e propor aos professoresalgumas atitudes que visem solucionar problemas de indisciplina.
É justo que se pergunte pela relevância de tal empreendimento, ou seja, de se gastar tempo e energia com o tema aqui discutido. Porém, ele é importante pela sua atualidade, pois está vinculado à realidade do professor que, em sala de aula, enfrenta diariamente desafios com comportamentos indesejáveis das crianças na educação infantil e,muitas vezes, não sabem o que fazer. Através desse trabalho, procurar-se-á auxiliar o profissional da educação que deve lidar com a realidade da indisciplina em sala de aula diariamente.
Que este texto possa servir de instrumento de reflexão que leve à prática de ensino “ordeiro” através da “desordem”; de ensino que, pela irreverência da “indisciplina” das crianças, subverta o caos emoportunidade de aprendizagem e de crescimento.
A presente pesquisa se divide em três capítulos: no capítulo 1 (“apresentando a realidade”), apresentará definições de “disciplina” e de “indisciplina”, bem como esses temas no cotidiano escolar; no capítulo 2 (“refletindo sobre um mundo em transformação”), procurará compreender o indivíduo no contexto da sociedade, da família e da escola, e sobre a própriacriança nesse contexto, a partir da teoria de Jean Piaget ao abordar os conceitos de heteronomia e autonomia, e de Lev Semyonovitch Vygotsky e sua teoria interacionista. E, finalmente, no capítulo 3 (“o professor e a indisciplina em sala de aula”), abordará o tema “autoridade ou autoritarismo”, seguido da questão relativa à construção da identidade da criança. E, finalmente, do modo como o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo a indisciplina em sala de aula
  • Indisciplina na sala de aula
  • a indisciplina na escola e na sala de aula
  • Disciplina e indisciplina na sala de aula
  • A indisciplina em sala de aula
  • Indisciplina em sala de aula
  • Indisciplina na sala de aula
  • Indisciplina na sala de aula

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!