Indiscilina

3285 palavras 14 páginas
DEFININDO CONCEITO DE DISCIPLINA E INDISCIPLINA

A disciplina pode ser entendida diferentemente segundo a tarefa do mestre é considerada como de puro ensino ou de educação e segundo o aluno é considerado como uma simples inteligência a guarnecer de conhecimento ou como um ser a formar para a vida[1].

1.1. Disciplina

De acordo como a disciplina escolar é entendida, pode ser um fator simples ou um problema complexo. Pois a mesma envolve uma série de questões, como: formação do caráter, da cidadania e da consciência do respeito. E se analisada nessa perspectiva, o grau de complexidade aumenta porque no processo ensino-aprendizagem são muitos os fatores que influenciam para que todas essas questões citadas sejam de praxe no contexto da sala de aula.

Assim, toda atenção para a evolução que se tem dado em relação ao conceito de disciplina na história humana e as diversas conotações que o termo pode sugerir na sociedade atual, será relevante conhecer e analisar os significados atribuídos, especialmente no meio educacional, à palavra disciplina.

Partindo do senso comum, em que pode se constatar através de uma enquête realizada na cidade de Jiquiriça-Bahia, no dia 19/09/06, com um público de professores que passavam no corredor da escola, dirigindo-se para as salas de aulas. Para estes, a disciplina é vista como: seguir as normas que a sociedade determina como padrão de comportamento; ação que provoca obediência e ordem; aluno que obedece alguns princípios do regulamento interno ou regras básicas estabelecida pela escola ou pelo professor; aluno que tem bom comportamento, que ouve e faz tudo que o professor manda. A enquête serviu para esclarecer a confusão conceitual sobre o tema estudado.

Para conceituar mais amplamente o termo disciplina, busca-se o seu significado no dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (1998), definindo o mesmo como “regime de ordem imposta ou mesmo consentido; ordem que

Relacionados

  • projeto indiscilina esolar
    514 palavras | 3 páginas
  • indisciplina
    595 palavras | 3 páginas