Indios

Páginas: 8 (1783 palavras) Publicado: 22 de fevereiro de 2015
Ana
Alexandra

Introdução
Olá, hoje vamos falar de como viviam os índios no tempo do Padre António Vieira. Antes de começarmos a explicar a cultura dos índios na altura, começaremos por falar da Companhia de Jesus, e de um pouco da relação de Padre António Vieira com os índios, para percebermos melhor o contexto em que se insere a informação que daremos em seguida.

1 Slide (Companhia deJesus)
A Companhia de Jesus  (em latim: Societas Iesu, S. J.), cujos membros são conhecidos como jesuítas, é uma ordem religiosa fundada em 1534 por um grupo de estudantes da Universidade de Paris, liderados pelo basco Íñigo López de Loyola, conhecido posteriormente como Inácio de Loyola. A Congregação foi reconhecida por bula papal em 1540.  É hoje conhecida principalmente por seutrabalho missionário e educacional.
Os jesuítas chegaram ao Brasil em 1549 liderados por Manuel de Nóbrega e começaram sua catequese erguendo um colégio em Salvador da Bahia, fundando a Província Brasileira da Companhia de Jesus. Cinquenta anos mais tarde já tinham colégios pelo litoral, de Santa Catarina ao Ceará. Quando o marquês de Pombal os expulsou, em 1760, eram 670 por todo o país, distribuídos emaldeias, missões, colégios e conventos.
A Companhia de Jesus foi também uma parte fundamental da ligação de Padre António Vieira com o Brasil.

2 Slide (Padre António Vieira no Brasil)
Padre António Vieira foi uma das mais influentes personagens do século 17 em termos de política e oratória, destacando-se como missionário em terras brasileiras, para onde foi pela primeira vez em 1614, altura tambémem que começa a frequentar as aulas no Colégio dos Jesuítas, onde apesar de ter começado por ter dificuldades rapidamente se tornou um brilhante aluno, num momento que muitos recordam como o ‘estalo de Vieira’ em que, nas palavras do Padre ‘’tudo clareou e ficou mais fácil recordar as coisas”.
Ingressa na Companhia de Jesus como noviço em maio de 1623. Em 1624 com a invasão holandesa refugiou-se,encontrando assim a sua vocação missionária.
Defensor dos direitos humanos, Vieira defendeu os direitos de judeus, da abolição da distinção entre cristãos novos e cristãos, bem como a abolição da escravatura, ideias radicais e contra a mentalidade da altura. No entanto temos em destaque a sua infatigável luta pelos direitos dos povos indígenas combatendo a sua exploração e escravização e, porfim, evangelizando-os.
Era conhecido por entre os índios por “Paiaçu”, que significa Grande Pai em Tupi.
Esta sua visão revolucionária do mundo levou a que fosse encarcerado e até tivesse sido proibido de pregar (Sentença- “seja privado para sempre da voz ativa e passiva e do poder de pregar…”). No entanto, após a amnistia, Vieira continua a pregar e a defender os mesmos ideais.

3 Slide (Comovivem os índios)
Antes da Colonização

Os historiadores afirmam que antes da chegada dos europeus à América havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Só em território brasileiro, esse número chegava a 5 milhões de nativos. Estes índios brasileiros estavam divididos em tribos, de acordo com a zona à qual pertenciam: tupi-guaranis (região do litoral), macro-jê ou tapuias (regiãodo Planalto Central), aruaques (Amazónia) e caraíbas (Amazónia). O contato entre as tribos acontecia apenas em momentos de guerras, casamentos, cerimónias de enterro e também no momento de estabelecer alianças contra um inimigo comum.

5 slide (continuação)
Os indígenas que habitavam o Brasil em 1500 viviam da caça, da pesca e da agricultura. Esta agricultura era praticada de forma muitorudimentar.
Os índios domesticavam animais de pequeno porte como, por exemplo, o porco do mato. Não conheciam o cavalo, o boi e a galinha.
Vale a pena lembrar que índio respeita muito o meio ambiente, retirando dele somente o necessário para a sua sobrevivência. Da madeira, construíam canoas, arcos e flechas e as suas habitações. A palha era utilizada para fazer cestos, redes e outros objetos. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • indios
  • Indio
  • indio
  • indio
  • Indios
  • ÍNDIO
  • INDIOS
  • Indio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!