indios e negros

Páginas: 8 (1876 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2013
Sistema nervoso
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


O sistema nervoso central humano e suas partes: (1) cérebro – (2) sistema nervoso central – (3) espinha dorsal.
O sistema nervoso é o que monitora e coordena a atividade dos músculos, e a movimentação dos órgãos, e constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia ações de um ser humano (ou outro animal). Os neurônios e os nervossão integrantes do sistema nervoso, e desempenham papéis importantes na coordenação motora. Todas as partes do sistema nervoso de um animal são feitas de tecido nervoso e seus estímulos são dependentes do meio.
Índice [esconder]
1 Definição
2 Anatomia comparada
2.1 Platelmintos e nematoides
2.2 Artrópodes
2.3 Moluscos
2.4 Vertebrados
2.5 Sistema central (SNC)
3 Referências
4 Ver também5 Ligações externas
Definição[editar]

O sistema nervoso deriva seu nome de nervos, que são pacotes cilíndricos de fibras que emanam do cérebro e da medula central, e se ramificam repetidamente para inervar todas as partes do corpo.1 Os nervos são grandes o suficiente para serem reconhecidos pelos antigos egípcios, gregos e romanos2 , mas sua estrutura interna não foi compreendida até que setornasse possível examiná-los usando um microscópio.3 Um exame microscópico mostra que os nervos consistem principalmente de axônios de neurônios, juntamente com uma variedade de membranas que se envolvem em torno deles e os segrega em fascículos de nervos. Os neurônios que dão origem aos nervos não ficam inteiramente dentro dos próprios nervos - seus corpos celulares residem no cérebro, medulacentral, ou gânglios periféricos.1
Todos os animais mais avançados do que as esponjas possuem sistema nervoso. No entanto, mesmo as esponjas, animais unicelulares, e não animais como micetozoários têm mecanismos de sinalização célula a célula que são precursores dos neurônios.4 Em animais radialmente simétricos, como as águas-vivas e hidras, o sistema nervoso consiste de uma rede difusa de célulasisoladas.5 em animais bilaterianos, que compõem a grande maioria das espécies existentes, o sistema nervoso tem uma estrutura comum que se originou no início do período Cambriano, mais de 500 milhões de anos atrás.6
Anatomia comparada[editar]

Ver artigo principal: Anatomia comparada
Membros do filo dos celenterados, tais como águas-vivas e hidras, têm um sistema nervoso simples destes quatroperíodos de um ano para a orientação de rede neural. Ela é formada por neurônios, ligados por sinapses ou conexões celulares. A rede neural é centralizada ao redor da boca, mas não há um agrupamento anatômico de neurônios. Algumas águas-vivas possuem neurônios sensoriais conhecidos como rhopalia, com os quais podem perceber luz, movimento, ou gravidade.
Platelmintos e nematoides[editar]
Verartigos principais: Platelmintos e Nematoda
Planárias, um tipo de platelminto, possuem uma corda nervosa dupla que percorre todo o comprimento do corpo e se funde com a cauda. Estas cordas nervosas são conectadas por nervos transversais, como os degraus de uma escada. Estes nervos ajudam a coordenar os dois lados do animal. Dois grandes gânglios na extremidade da cabeça funcionam de modo semelhante aum cérebro simplificado. Fotoreceptores nos ocelos destes animais provêem informação sensorial sobre luz e escuridão. Porém, os ocelos não são capazes de formar imagens. Os platelmintos foram os primeiros animais na escala evolutiva a apresentarem um processo de cefalização. A partir dos platelmintos até os equinodermos, o sistema nervoso é ganglionar ventral, com exceção dos nematelmintos quepossuem cordão nervoso peri esofágico.
Obs.: A "centralização do sistema nervoso dos platelmintos representa um avanço em relação aos cnidários que têm uma rede nervosa difusa, sem nenhum órgão integrador das funções nervosas."
Artrópodes[editar]
Ver artigo principal: Artrópodes
Os artrópodes possuem um sistema nervoso constituído de uma série de gânglios conectados por uma corda nervosa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • índios e negros
  • Negros e indios
  • indios brancos e negros
  • Negros e indios terapeutas
  • Situação de negros e indios no brasil
  • Índios e Negros no Brasil
  • O negro e o índio na música
  • brancos indios e negros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!