Indios Caiapós

Páginas: 8 (1773 palavras) Publicado: 21 de abril de 2014
Tribo Caiapó

A palavra Caiapó foi usada por grupos vizinhos a esse povo, tendo como significado "aqueles que se assemelham aos macacos", pois os homens realizavam um ritual no qual ficavam paramentados com máscaras de macaco e realizavam danças curtas. Porém ao referirem a si próprios, preferem ser chamados de mebêngôkre, "os homens do buraco/lugar d'água".



Língua
Em relação àlíngua, são pertencentes à família linguística Jê, do tronco Jê.
Valorizam a oratória, sendo que se definem como aqueles que falam bem/bonito, ou na língua caiapó “Kaben mei”. Em algumas ocasiões, como cerimoniais, falam como se estivessem tomando um golpe na barriga, assim diferenciando essa fala da fala comum.
São constituídos de duas grandes divisões: os caiapós meridionais, ou do sul e oscaiapós setentrionais, ou do norte.
Os primeiros formavam numerosos grupos, hoje extintos, que habitavam o sul de Goiás e de Mato Grosso, o noroeste de São Paulo e o sudoeste de Minas.

LOCALIZAÇÃO

Localizam-se sobre o Planalto Central, mais precisamente nos estados de Mato Grosso e do Pará. Com essa localização, enfrentam duas estações: as estações secas (inverno), que vai de maio a outubro echuvosas (verão), de novembro a abril. A estação seca apresenta como característica dias quentes e ventosos e noites agradáveis, sendo classificada pelos caiapós como “tempo bom”. Em contrapartida a estação chuvosa se caracteriza por chuvas torrenciais e pela presença de mosquitos, chamando-se assim de “tempo da chuva”.

POPULAÇÃO

Uma estimativa do ano de 2000 indica uma população total deaproximadamente 6300 pessoas, porém ocorrem algumas divergências em relação ao valor total, pois ocorre um aumento constante de sua população.
Uma aldeia indígena costuma variar entre 30 e 80 pessoas, entre os caiapós, esse número flutua entre 200 e 500 habitantes.




ORGANIZAÇÃO SOCIAL

As casas das aldeias são construídas em formato de círculo, tendo em torno uma praça descampada. Nomeio dessas aldeias, há a casa dos homens, uma associação onde os mesmos se reúnem para discutir. Lá ocorrem também os rituais. Esse tipo de formação ocorre em todas as aldeias pertencentes ao tronco Jê.
Nas casas habitam famílias inteiras, advindas dos casamentos realizados, pois as mulheres ao casarem-se trazem seus maridos a morar em suas casas. Assim, quando a residência bate o patamar de algoem torno de 40 pessoas, inicia-se um processo de construção de casas contíguas à primeira, ou seja, aquilo que costumamos chamar na língua “dos brancos” de “puxadinho”.







PINTURAS CORPORAIS

A pintura possui função essencialmente social e mágico-religiosa. Para poder receber a pintura corporal com desenhos e motivos decorativos, a pessoa precisa estar com saúde e com a pelelimpa. A pintura dos adultos difere da infantil. Crianças pequenas, de ambos os sexos, recebem a mesma pintura corporal.







Alimentação

Os Caiapós gostam de comer a carne de caças gordas, como antas e jabotis. Já os índios do Alto Xingu desprezam a carne de “animais de chão” e preferem comer peixes e macacos.



Religião

Os caiapós realizam cultos animistas - manifestaçõesreligiosas imanentes a todos os elementos do Cosmos (Sol, Lua, estrelas), a todos os elementos da natureza (rio, oceano, montanha, floresta, rocha), a todos os seres vivos (animais, fungos, vegetais) e a todos os fenômenos naturais (chuva, vento, dia, noite); é um princípio vital e pessoal, chamado de ânima.
Os cultos animistas alegam que: "Todas as coisas são vivas", "Todas as coisas sãoconscientes", ou "Todas as coisas têm ânima".

Cosmologia

Há um mundo celeste do qual provém a humanidade. Os primeiros seres humanos que chegaram à Terra vieram de lá por uma longa corda, qual formigas por um tronco. Isto foi possível porque um homem viu um tatu e o seguiu até que entrou num buraco, que depois foi usado pelas pessoas para vir a este mundo. Também as plantas celestes baixaram do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cultura dos indios caiapos
  • Caiapos
  • Indios
  • indios
  • Indio
  • indio
  • indio
  • Indios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!