indigin

380 palavras 2 páginas
Milho verde, doce milho.
O milho, junto com a batata e a pimenta foram os três primeiros alimentos da terra americana, que atravessaram o atlântico, penetrando na história do mundo.
No Brasil o milho sempre esteve presente na alimentação, mais não era na época tão valorizada, como na orla do pacífico, América central e do norte. Os milharais eram comuns, não tanto como a macaxeira, que era alimento padrão. Mais era visto como um documento, uma prova de que ali passou alguém que semeou o mesmo. Os indígenas não utilizavam o milho como alimento padrão (macaxeira), e sim como um lanche, e os negros não gostavam muito, a eles eram dados como frutas. Os portugueses plantavam o milho para a subsistência de seus escravos, de seus porcos, galinhas, ovelhas enfim toda a fauna, menos os carnívoros aprovaram o milho.
Fernão Candinho q era um jesuíta português, não citava o milho como um vegetal tão importante quanto o maracujá, isso baseado na alimentação baiana. Só com 100 de colonização, brandeio põe o milho em terceiro lugar na escala de mantimentos. Isso gerou contradição com as informações obtidas em 1618, onde foi afirmado q do milho já se fazia bolo, nesta mesma época já se produzia uma bebida do milho, muito apreciada em festas era manada de abati, para produzi-la era necessário à ajuda coletiva.
As africanas escravas, juntos com as portuguesas começaram a descobrir algumas receitas, a africana veio com as papas, angus e mungunzás, as portuguesas com a canjica, bolo e o pudim.
O milho surgiu no mesmo tempo do surgimento da cerâmica, e quanto mais o milho era ostentado mais crescia a indústria oleira, pois o milho dependia de 80% da utilização de jarras, vasilhas e vasos de barro cozido, na produção de alimentos com o milho.
Na verdade o milho surgiu aqui no Brasil, os índios foram quem apresentaram o milho, eles o chamavam de abatem. Sendo assim o milho descia do norte e chegava ao Brasil onde o verde milho, é milho doce até hoje. No Brasil ele é plantado em

Relacionados