Indigenas

Páginas: 2 (343 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2013
Raposa-Serra do Sol é uma área de terra indígena (TI) situada no nordeste do estado brasileiro de Roraima, nos municípios de Normandia,Pacaraima e Uiramutã, entre os rios Tacutu, Maú, Surumu, Miang ea fronteira com a Venezuela. destinada à posse permanente dos grupos indígenas ingaricós, macuxis, patamonas, taurepangues e uapixanas.
A Raposa Serra do Sol foi demarcada pelo Ministério daJustiça, através da Portaria Nº 820/98, posteriormente modificada pela Portaria 534/2005. A demarcação foi homologada por decreto de 15 de abril de 2005, da Presidência da Republica.
Mais da metade da área éconstituída por vegetação de cerrado, denominada regionalmente de “lavrado”. A porção montanhosa culmina com oMonte Roraima, em cujo topo se encontra a tríplice fronteira entre Brasil, Guiana eVenezuela.
É uma das maiores terras indígenas do país, com 1.743.089 hectares e 1000 quilômetros de perímetro. O Brasil tem atualmente cerca de 600 terras indígenas, que abrigam 227 povos, com um total deaproximadamente 480 mil pessoas. Essas terras representam 13% do territórionacional, ou 109,6 milhões de hectares. A maior parte das áreas indígenas - 108 milhões de hectares - está nachamada Amazônia Legal, que abrange os Estados de Tocantins, Mato Grosso, Maranhão, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Acre e Amazonas. Quase 27% do território amazônico hoje é ocupado por terras indígenas, sendo que46,37% de Roraima correspondem a estas áreas.
A Raposa foi identificada em 1993 pela FUNAI. Demarcada durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso, foi homologada em 2005pelo seu sucessor, LuísInácio Lula da Silva É formada por imensas planícies, semelhantes às das regiões de cerrado, e por cadeias de montanhas, na fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Nos limites da TI encontram-seo Monte Roraima, ponto culminante do Estado, origem de seu nome e uma das montanhas mais altas do Brasil, e o Monte Caburaí, onde fica a nascente do rio Ailã, ponto extremo norte do país. Na área...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • indigenas
  • indigenas
  • indigenas
  • Indígenas
  • Indigenas
  • Indígenas
  • Indigenas
  • INDIGENAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!