indiciplina esclar

3401 palavras 14 páginas
INDISCIPLINA ESCOLAR: DIFERENTES OLHARES TEÓRICOS

Indisciplina Escolar - Indisciplina Escolar Indisciplina Escolar: Diferentes Olhares Teóricos
Fernanda Aparecida Loiola Barbosa*
Universidade Tuiuti do Paraná
Resumo
O presente artigo tem como objetivo promover uma reflexão sobre a indisciplina escolar à luz de diferentes olhares, mostrando que o fenômeno pode adquirir conotações diferenciadas, dependendo dos pressupostos teóricos e epistemológicos tomados como referência pelo educador. As discussões aqui propostas giram em torno das perspectivas tradicionalista e construtivista de educação, reportando-nos aos estudos realizados por Estrela (1992), Freitas (1998), Garcia (1999 e 2008), Koff e Pereira (1999), Mendes (2008) e Parrat-Dyan (2008). O trabalho encontra-se organizado em três partes. Na primeira delas aborda-se a origem e o significado do termo indisciplina. Em seguida é feita uma análise sobre os principais conceitos sobre indisciplina escolar, construídos ao longo do tempo, pelos pesquisadores selecionados. Concluindo este trabalho são apresentadas algumas considerações relevantes à práxis docente.
Palavras-chave: Educação, Práticas Pedagógicas, Indisciplina Escolar, Tradicionalismo, Construtivismo, Reflexão.
Introdução
A indisciplina escolar tem sido o alvo de inúmeras discussões entre os educadores brasileiros dos diferentes níveis de ensino, desde a Educação Básica até o Ensino Superior, conforme podemos comprovar nos estudos realizados por Aquino (1996), Garcia (2008) e Torres (2008).
O fenômeno, além de não limitar-se a determinados níveis de escolaridade, também não se restringe a países ou culturas específicas. Estrela (1992, p. 9-12) constatou em suas investigações que a indisciplina tem se propagado nas escolas e preocupado os governos europeus, levando-os a adoção de medidas para conter suas influências prejudiciais à práxis educacional.A autora aponta a indisciplina como “um dos problemas mais difíceis e aliciantes com que se

Relacionados