INDICADORES SOCIOECONÔMICOS NA GESTÃO PÚBLICA

527 palavras 3 páginas
INDICADORES SOCIOECONÔMICOS NA GESTÃO PÚBLICA

06/07/2013

1) O que são Indicadores Socioeconômicos ? Quando surgiram e para que servem?
R: Indicadores sociais é uma medida, geralmente estatística, usada para traduzir quantitativamente um conceito social abstrato e informar algo sobre determinado aspecto da realidade social, para fins de pesquisa ou visando a formulação, monitoramento e avaliação de programas e políticas públicas. O aparecimento e o desenvolvimento dos indicadores sociais estão intrinsecamente ligados ao surgimento do Estado de Bem- Estar Social e à consolidação das atividades de planejamento do setor público ao longo do século XX. Os Indicadores socioeconômicos servem para medir as diferentes rotas que podem ser tomadas pela atividade econômica em nível empresarial, populacional ou de rentabilidade. Economistas e outras classes de trabalhadores passam horas, dias, meses e anos analisando os indicadores para tomar decisões importantes pensando no futuro. Com a falta deste nível estatístico a sociedade não consegue medir os desempenhos do crescimento. Matéria indispensável para a macro e microeconomia. Estatísticas numéricas previstas em nível quantitativo e qualitativo para: Medir desenvolvimento, prever comportamento econômico e aplicar medidas político-econômicas. Entende os principais indicadores brasileiros em âmbito macroeconômico.

2) Comente e justifique a afirmação: “Pode haver Crescimento econômico sem neces­sariamente ocorrer o desenvolvimento econômico, mas, é impossível que haja desen­volvimento econômico sem ter ocorrido o crescimento econômico”.
R: O crescimento econômico pode sim, ser alcançado sem o desenvolvimento econômico, então isso implica que mesmo um país crescendo economicamente não está necessariamente se desenvolvendo, ambos são conceitos ligados interdependentes pois só com desenvolvimento econômico de um país ou estado nas áreas da educação, tecnologia

Relacionados

  • trabalho em equipe
    19289 palavras | 78 páginas
  • Gestão
    21470 palavras | 86 páginas
  • a responsabilidade social como um fator de competitividade das organizações
    87971 palavras | 352 páginas
  • CONCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
    30973 palavras | 124 páginas