indicadores sociais

Páginas: 3 (575 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2014





As relações entre Estado governo e mercado foram modificadas ao longo da historia no mundo de acordo com as necessidades econômicas e sociais dos países. Diversas ideologias e teoriastentaram estabelecer quais deveriam ser as funções do Estado na rotina de um país, sendo que a posição adotada por um país, oscila, quase que pendularmente, entre o Estado atuando mais ou menos naeconomia.
Após a Segunda Guerra Mundial, a visão da função do Estado transformou-se tanto no ponto de vista econômico e social Depois de um longo período de liberalismo econômico onde a função do Estado selimitava na manutenção da lei e da ordem para os indivíduos e o mercado se regularizava sozinho, e as relações de trabalho eram mercantilizadas, surgiu um novo conceito de Estado preocupado com o bemestar social.
Apoiadas nas idéias socialistas, que se espalharam pelo mundo, os Estado de bem estar social, era um estado e que buscava atender as necessidades sociais. Neste conceito, as políticaspublicas ganharam formas e força, pois eram através delas que o Estado buscava garantir um patamar mínimo de igualdade social e política. Assim as nações passaram a se tornar mais democráticas commaior participação da sociedade, que passou a ser vista como parte do Trinômio Estado-mercado-sociedade. Nesta teoria, o Estado, além de mantenedor das políticas sociais, intervém fortemente no mercado eeconomia.
Diante de uma crise econômica mundial, da globalização e da dificuldade de se manter os mercados fechados aos produtos de outros países, o Estado de bem estar social passou a sercriticado, aflorando, novamente ideais liberalistas que se expandiram pelo mundo. Porém, o período em que a sociedade vivenciou deixou raízes profundas na sociedade, que teve suas condições de vida melhoradas,e passou a criticar o modelo vigente, criando assim uma nova forma de Liberalismo e colocando as políticas públicas definitivamente nas agendas de governo.
Segundo , a forte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Indicadores sociais
  • Indicadores sociais
  • indicadores sociais
  • Indicadores Sociais
  • Indicadores sociais
  • Indicadores sociais
  • INDICADORES SOCIAIS
  • Indicadores sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!