INDICADORES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

943 palavras 4 páginas
INDICADORES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
Dulce Consuelo R. Soares
O professor necessita ser um Construtor de Vínculos Positivos, o que já nos dá um olhar diferente para a nossa prática
Uma atuação psicopedagógica não se constrói da noite para o dia . É um processo de reorganização e reelaboração do docente, um exercício constante e infinito.
O professor necessita ser um Construtor de Vínculos Positivos, o que já nos dá um olhar diferente para a nossa prática. A partir de vínculos construídos, podemos perceber, através das sinalizações dos alunos, como o fenômeno da comunicação está acontecendo em nossa sala de aula. Então os vínculos serão nossos indicadores, “nossos pontos chaves” para desenvolvermos uma atuação psicopedagógica.
Pichon Rivière ( 1995) através da sua Teoria do Vínculo dá uma contribuição notável para a educação: permite analisar a relação professor x aluno em três dimensões: mente, corpo e mundo exterior que se integram dialeticamente, levando em consideração a dimensão mais importante: a humana, portanto, estudar este ser humano na sua totalidade, configurando uma gestalt própria para cada sujeito.
Através da Teoria do Vínculo de Pichon Rivière (1995), podemos perceber a complexidade de ações e reações que podem acontecer numa sala de aula. Se o professor não tiver conhecimento, para saber lidar com tais situações, poderá contribuir, sem desejar, para a construção de vínculos negativos com ele, com a matéria etc.
A Teoria dos 3Ds é outro indicador para a construção de uma atuação psicopedagógica, estar aberto para receber os depósitos de seus alunos, diminui a ansiedade excessiva, tanto do grupo como a do professor.
Outro referencial fundamental para servir como indicador é o Movimento Cognitivo- Afetivo- Social do Ser / Sujeito: Um Paradigma Transdisciplinar para a Educação desenvolvido por Aglael Luz Borges.
Mas o que significa o termo indicadores?
No dicionário Aurélio encontra-se a seguinte definição: “É tudo que

Relacionados