Indicadores demográficos, envelhecimento e gênero

Páginas: 5 (1109 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
Josias Eduardo de Almeida Melo

UM OLHAR CRÍTICO SOBRE OS INDICADORES SOCIAIS E DEMOGRÁFICOS DA POPULAÇÃO IDOSA NO BRASIL E A RELAÇÃO ENTRE ENVELHECIMENTO E GÊNERO
03 de Maio de 2014


Resumo: Esta resenha pretende realizar uma interpretação crítica sobre os indicadores sociais e demográficos da população idosa no Brasil e discutir sobre a temática de envelhecimento e gênero presentes nosmais diversos aspectos contemporâneos. Com base em outros textos, esta resenha discorre de forma simples o envelhecimento, a feminização da velhice e demais aspectos relacionados as questões de gênero.









Introdução
Estima-se que o Brasil possa abrigar a sexta maior população idosa do mundo em 2025.
Revista Kairós,São Paulo. 10(1). Jun. 2007. pp. 121-141
Esse índice pode ser interpretado como uma melhoria de vida na maioria da população, visto o aumento da expectativa de vida. Porém, esses dados devem ser analisados não apenas quantitativamente, mas também qualitativamente, o que pode mudar a percepção positiva anterior.
Existem diversos fatores que devem ser considerados nas discussões sobreo envelhecimento, para isso deve ser feita uma análise de características socioeconômicas da população idosa brasileira, podendo assim verificar que nem sempre o aumento da expectativa de vida é sinônimo de qualidade de vida, pois podemos observar que a maioria da população idosa ainda vive em condições precárias de sobrevivência.
É de extrema relevância observar que as diferenças degênero, estudo, e renda da população idosa brasileira podem ser relacionadas com a desigualdade social regional, caracterizando os idosos como uma população de muitas faces.
Dessa forma, torna-se de suma importância a elaboração de políticas públicas que procurem atender às necessidades da população idosa, com enfoque nas diferenças e fragmentações deste segmento populacional.Segundo dados de pesquisas do IBGE, é cada vez mais aparente o aumento da expectativa de vida humana, sendo a expectativa de vida feminina maior que a masculina. Sem sombra de dúvida, à priori esses dados podem ser considerados positivos, mas à posteriori podem ser observadas consequências qualitativas do processo de envelhecimento social, onde se discutem questões como pobreza e a exclusãosocial, por exemplo.
Revista Kairós, São Paulo. 10(1). Jun. 2007. pp. 121-141
A superioridade feminina no segmento idoso é uma variável relevante a ser considerada, pois tal característica demanda a elaboração de políticas públicas que contemplem especificamente a população feminina. É visível a discrepância da condiçãosocioeconômica das mulheres em relação aos homens, que pode ser entendida pela tradicional função de dedicação à família desempenhada pelas mulheres, privando-as do trabalho fora do lar, do maior acesso aos estudos e propiciando situações de dependência financeira e impossibilidade de acumulação de bens. Esta questão de gênero pode ser atestada na população idosa atual mas tende mudar nas próximas gerações.Outra questão importante para entender as características da população idosa brasileira é a importância do idoso na instituição familiar, pois segundo o IBGE , da população idosa total, 62% são responsáveis pelo domicílio ou configuram-se como chefes de família, o que pode ser observado no Gráfico 1.
Gráfico 1


Valeressaltar também, os novos arranjos familiares, como por exemplo os domicílios unipessoais, onde predomina o número de mulheres que vivem sozinhas. Essas novas configurações de domicílio aumentam a complexidade do papel do idoso no âmbito domiciliar. Há no entanto, um aspecto negativo em relação aos domicílios chefiados por idosos, mais de 40% destes domicílios não possuem saneamento básico, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • indicadores Demográficos
  • Oficina: gênero, envelhecimento e sexualidade
  • 71006542 Crescimento Demografico Nos Paises Desenvolvidos E O Envelhecimento Da Populacao
  • Envelhecimento biológico: análise de alguns indicadores, em pessoas idosas e muito idosas
  • Demografico
  • demografico
  • demografico
  • Envelhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!