INDICADORES DE QUALIDADE HELOISA LUCK

2496 palavras 10 páginas
RESUMO DO LIVRO: CAPITULO 1 – BUSCANDO UM RESULTADO ELEGANTE: OS GOLFINHOS SÃO AQUILO QUE OS GOLFINHOS FAZEM
A estratégia do golfinho é uma busca eficaz daquilo que funciona, daquilo que faz sentido. É a busca daquilo que levará a cabo uma tarefa, que nos permitirá atingir as nossas metas e nos trará um futuro em que teremos uma razoável confiança em que o planeta, a humanidade e tantas espécies quanto pudemos levar conosco irão sobreviver e, se possível, prosperar.
Os golfinhos não se dão por vencidos, eles são inflexíveis em questões de princípios, embora gostem de vencer, eles não precisam que você saia perdendo.
Os golfinhos dizem a, evitam desperdiçar tempo, energia e recursos, têm uma visão de como eles gostariam que fosse uma corporação, uma organização ou o próprio, sempre atuam tendo em mente o “quadro geral”, são extraordinários líderes e sempre que desafiados eles então acabam mantendo as carpas e os tubarões numa situação cada vez mais desequilibrada e desvantajosa.
Mesmo que esteja determinado a continuar sendo uma carpa ou um tubarão, você talvez ache interessante expandir os seus conhecimentos a respeito dos golfinhos e de sua maneira de pensar.
Os golfinhos não são “superpeixes” revestidos de platina, nadando arrogantemente pela loja, pelo escritório, pela sala da diretoria ou pelo centro de computação, não são criaturas que vivem de acordo com as regras.
Embora os golfinhos possam ser “os tais” em suas organizações, muitas vezes assemelham-se mais a “abelhas operárias”, principalmente em organizações de alta tecnologia e em outras da era da informação.
Os golfinhos não se opõem a vencer. Se houver pouca coisa em jogo ou se pudermos aprender com isto alguma coisa significativa, eles também não se opõem a perder.
Vamos agora mergulhar no tanque, tendo em mente que em algumas ocasiões devemos agir como uma carpa, e em outras como um tubarão e em outras, ainda, pensar como um golfinho.

O tanque é aquilo que é possível. Em todo o imenso

Relacionados