indicadores de desempenho da manutenção.doc

5356 palavras 22 páginas
Indicadores de Desempenho da Manutenção

Introdução

A programação e execução da manutenção fazem parte do planejamento empresarial de qualquer indústria, com reflexos na receita operacional, lucros e demais resultados financeiros. Para avaliar estes aspectos, propõe-se um conjunto de indicadores destinados a mensurar a qualidade dos processos de manutenção. Objetiva-se quantificar a Eficiência, Eficácia, Efetividade, Produtividade e Qualidade das ações da manutenção, sob a ótica do planejamento empresarial.
Partindo de definições genéricas destes termos, derivadas da teoria do planejamento, o informe define métodos e fórmulas gerais para sua avaliação, aplicados às atividades de manutenção. A forma genérica e adimensional destes indicadores facilita seu entendimento e generalização a qualquer conjunto de atividades sistemáticas de planejamento.

Definições operacionais dos indicadores

A definição operacional dos indicadores de performance é base para que todos que participam do processo de medição e de benchmarking utilizem os mesmos conceitos, para podermos ter uma mesma régua para a medição.

Projeto e escolha dos Indicadores

Um assunto normalmente polêmico para a maioria dos profissionais de manutenção é: qual deve ser o indicador ou indicadores que devemos utilizar para obtermos resultados de melhoria em nossas equipes de manutenção e consequentemente para as nossas empresas?
As empresas hoje necessitam; em virtude do alto grau de competitividade a que estão sujeitas; escolher adequadamente qual metodologia devem utilizar para o gerenciamento de sua rotina.
A literatura disponível na área de manutenção nos aponta muitos indicadores que por vezes até dificultam o correto entendimento de nossas atividades. Temos sempre a intenção de fazer o melhor e acabamos por escolher e utilizar muitos indicadores, acabando por exceder na quantidade e perder na qualidade final do trabalho.
Um dos primeiro pontos que se aprende com a metodologia da

Relacionados

  • Planejamento e manutencao
    7979 palavras | 32 páginas