indicador de desempenho losgistico

6254 palavras 26 páginas
Introdução Segundo o diretor-presidente da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda. Marco Antonio Oliveira Neves em 1950 Edwards Deming e Juran Joseph, juntamente com executivos japoneses introduziram a moderna abordagem em qualidade, inovação e empowerment, bem como conceitos relacionados a feedback e gestão baseada em indicadores da performance. Começaria aí uma grande revolução nas empresas, que se tornaria visível a partir dos anos 80 no Brasil, com a popularização da visão da cultura da Qualidade Total.
Desde então o conceito tem sido aprimorado por diversas empresas, em diferentes áreas. Na Logística, dada a sua importância como atividade empresarial, a medição de indicadores tem encontrado enorme dimensão e aplicação entre usuários de diversos níveis, desde os auxiliares operacionais e diretores. Indicadores de desempenho são métricas quantitativas que refletem a performance de uma organização na realização de seus objetivos e estratégias.
Podem ser chamados de KPIs (Key Performance Indicators) ou Indicadores-Chave de Desempenho, Indicadores de Performance, Métricas de Desempenho, Medidas de Performance, etc.
Somente o que é medido pode ser gerenciado; por outro lado, aquilo que não é medido, merece pouca ou nenhuma atenção.
Indicadores de desempenho permitem medir o desempenho de uma empresa e garantem que todos os indivíduos, em todos os níveis hierárquicos, caminhem em direção aos mesmos objetivos e estratégias.
Indicadores de desempenho funcionam como "veículos de comunicação", pois permitem que os executivos do alto escalão comuniquem a missão e visão da empresa aos mais baixos níveis hierárquicos, envolvendo diretamente todos os colaboradores na realização dos objetivos estratégicos da empresa.
A principal necessidade do surgimento dos índices de desempenho logístico é a necessidade de medição das tarefas desenvolvidas dentro da empresa. Determinar quais as medidas devem ser realizadas dependem da complexidade do processo em que se

Relacionados