Indexadores Econ Micos S O Ndices De Reajuste

724 palavras 3 páginas
Indexadores econômicos são índices de reajuste. As suas funções básicas, dependendo ao que se propõem, são corrigir a desvalorização da moeda.
Indexador econômico é um índice percentual para reajuste. A sua função básica é correção de discrepâncias de um valor no tempo, dependentemente, ao que se propõe.
Um exemplo de indexador econômico é a correção de uma moeda. indexar in.de.xar
(cs) (índex+ar2) vtd 1 Ordenar em forma de índice. 2 Econ Ajustar um valor segundo um índice determinado.
(Dicionário Michaelis).
Principais Indexadores
Existe no mercado financeiro inúmeros índices e indexadores que estabelecem relações com diversos segmentos.
No mercado de renda fixa os títulos têm emissores e características próprias. Basicamente, existem três grupos de emissores de títulos de renda fixa: Governo (títulos públicos), Bancos e empresas (títulos privados). Com relação a remuneração podemos classificar os títulos em: pré-fixados quando os rendimentos já são conhecidos previamente ou pós-fixados quando o rendimento depende de um indexador.
Consulte mais informações sobre os principais indexadores e suas características:
Renda Fixa pós-fixada: principais indexadores
Entidades que divulgam cotações dos títulos de renda fixa

DI
IGP: Índice Geral de Preços
TR: Taxa Referêncial
IPCA: Índice de PreI iIPCAo Consumidor Amplo
O índice de preço ao consumidor amplo calculado pelo IBGE é um índice que registra a variação de preços de produtos e serviços ao consumidor. A população-objetivo da coleta de preços do IPCA abrange as famílias com rendimentos mensais compreendidos entre 1 (um) e 40 (quarenta) salários-mínimos e é calculado do primeiro ao último dia de cada mês (mês civil).
Atualmente o IPCA baliza a meta de inflação fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para o Banco Central definir sua política monetária. O IPCA é o indexador de alguns títulos de renda fixa negociados no mercado como as Notas do Tesouro Nacional – Série B (NTN-B) e NTN-B Principal.

DI

Relacionados

  • resumo sistematizado
    225170 palavras | 901 páginas