indescon

2717 palavras 11 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
CURSO - SERVIÇO SOCIAL

POLIARQUIA - PARTICIPAÇÃO E OPOSIÇÃO
ROBERT DAHL

RECIFE, 2014

POLIARQUIA - PARTICIPAÇÃO E OPOSIÇÃO
ROBERT DAHL

T

RECIFE, 2014
POLIARQUIA- PARTICIPAÇÃO E OPOSIÇÃO

Robert Alan Dahl nasceu em 17 de dezembro de 1915 e faleceu em 5 de fevereiro de 2014. Dahl foi professor de Ciência Política da Universidade de Yale, EUA, e foi um cientista político que se empenhou em realizar reflexões sobre os processos e as condições que estavam envolvidos na política democrática. Assim, este trabalho foi elaborado com base no seu livro POLIARQUIA- PARTICIPAÇÃO E OPOSIÇÃO. No capitulo um, Dahl explana sobre os conceitos que envolvem a democracia, definindo-a como um sistema político, que é caracterizado por ser inteiramente ou quase inteiramente responsivo por seus cidadãos (DAHL,2005).
O autor aponta que para que um governo seja responsivo às preferências de seus cidadãos, tidos na condição de igualdade, são necessárias algumas garantias como formular suas preferências, expressar suas preferências a seus concidadãos e ao governo através da ação individual e da coletiva e de ter suas preferências igualmente consideradas na conduta do governo, ou seja, consideradas sem discriminação decorrente do conteúdo ou da fonte da preferência.
Dadas essas três condições, ainda são necessárias algumas garantias para que o sistema democrático ocorra de maneira assertiva, por isso são formuladas oito condições que devem ser relacionadas com as três garantias, essas oito condições são: para a oportunidade de formar preferências, são necessárias garantias institucionais que assegurem liberdade de formar e aderir a organizações, liberdade de expressão, direito de voto, direito de líderes políticos disputarem apoio e fontes alternativas

Relacionados