Independências na África e na Ásiaa

2370 palavras 10 páginas
Independências na África e na Ásia
Entre o final da segunda guerra mundial e o final da década de 1960 grande parte das colônias Europeias na África e na Ásia alcançou a independência política, dando origem a vários novos países. os conflitos mundiais, principalmente a segunda guerra, foram determinantes para esse processo: ao enfraquecer os países colonialistas, abriam brechas para as expansão e a consolidação dos movimentos para autonomia.
Para os povos africanos e asiáticos dominados pelo imperialismo, as guerras mundiais demostravam que os exércitos europeus não resultaram invencíveis. além disso, durante a segunda guerra, com a Inglaterra enfraquecida e com Holanda, França e Bélgica ocupadas pelos exércitos Alemães, afrouxaram-se os vínculos da dominação colonial. Convocados para colaborar na luta ao lado do colonizador, muitos povos africanos e asiáticos participaram ativamente dos conflitos, que resultaram no fortalecimento de identidade cultural e nacional.
Razões da independência Entre os principais fatores da independência dos povos afro-asiáticos, podemos citar:
A luta dos nativos da África e da Ásia contra os dominadores europeus;
O enfraquecimento das potências européias devido às perdas sofridas durante a Segunda Guerra Mundial; várias delas tinham colônias na Ásia e na África;
A solidariedade dos países recém-libertos. Na Conferência de Bandung, realizada na cidade de Bandung, na Indonésia, 29 países independentes se autodenominaram Terceiro Mundo, declararam-se não alinhados, ou seja, neutros na Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética, e prometeram apoiar as independências na África e na Ásia.
Ásia e Índia
Índia: O principal líder do movimento pela independência da Índia foi Mohandas Gandhi (1869-1948), conhecido como Mahatma (Grande Alma).
Para enfrentar a dominação inglesa, Gandhi propôs e liderou a resistência pacífica, tática de luta baseada na desobediência civil. Ou seja, os indianos eram incentivados a

Relacionados

  • sociologia
    3173 palavras | 13 páginas