Independencia

Páginas: 4 (943 palavras) Publicado: 16 de junho de 2013
Independência
A independência é a desassociação de um ser em relação a outro, do qual dependia ou era por ele dominado. É o estado de quem ou do que tem liberdade ou autonomia. Nos jovens aquestão independência é mais acentuada, já que é nessa fase onde as decisões mais decisivas são tomadas, como a carreira, o papel na sociedade, a casa dos pais, o financeiro e a pressão da sociedade,tendo esta ultima, grande importância nestas decisões, graças sua influência na vida de quem ainda não possui uma identidade formada.

Inicio da Independência (Transformação do jovem)
No contextoda independência, primeiramente apresenta-se a transformação da infância para a adolescência e da adolescência para a juventude e qual o papel da autonomia, apresentando esse conflituoso processo.Portanto, o jovem deixa de ser criança e entra em nova fase. Cria lenta, progressiva e consistente autonomia. Começa a perceber o próprio valor, a capacidade crítica diante de tradições, imposiçõesculturais, autoridades autoritárias. Processo necessário e extremamente positivo, enriquecedor. Já não se determina por fora, por instância exterior a sua experiência pessoal, existencial. Tomaconsciência do próprio eu. 

Experiência próxima a confundir-se equivocadamente com esta leva-o fazer-se livre, independente de toda norma. Os jovens de Maio de 68 na França formularam tal anseio, de maneiralapidar, nos termos: "É proibido proibir". 

Brota-lhes o anseio de infringir as normas, regras, quais tabus, para marcar a própria autonomia, especialmente no campo da moral sexual e da religião.Autonomia identifica-se com independência diante das prescrições religiosas e morais. Esta afirma-se precisamente pela infração de tais normas. 

Aí está o equívoco básico. A autonomia necessáriae positiva não se identifica com a independência total diante de toda norma. A rejeição de toda regra torna-se fatal para a vida social e de efeitos deletérios para as pessoas. Só há vida social e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Independencia
  • independencias
  • independencia
  • Independência
  • INDEPENDENCIA
  • independência
  • Independencia
  • A INDEPENDENCIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!