independencia do mexico

Páginas: 126 (31345 palavras) Publicado: 5 de junho de 2014
A Independência do México foi o resultado de um processo político e social resolvido pelo uso de armas, que terminou o domínio espanhol nos territórios da Nova Espanha. A guerra pela independência mexicana teve seus antecedentes na invasão francesa da Espanha, em 1808, e se estendia desde o Grito de Dolores, 16 de Setembro de 1810, para a entrada do Exército Trigarante para a Cidade do México em27 de setembro de 1821.

Movimento de independência mexicana é enquadrar o Iluminismo e as revoluções liberais do século 18. Por essa altura da elite culta começou a refletir sobre as relações entre a Espanha e suas colônias. Mudanças na política social decorrentes das reformas Bourbon, que uma profunda crise econômica que atravessou Nova Espanha, a estrutura e também gerou desconforto entrealguns segmentos da população.

A ocupação francesa da metrópole, em 1808, na Nova Espanha desencadeou uma crise política que levou ao movimento armado. Naquele ano, o rei Carlos IV e Fernando VII abdicou em favor de Napoleão Bonaparte, que deixou a coroa da Espanha a seu irmão Joseph Bonaparte. Em resposta, a Cidade do México, com o apoio do vice-rei José de soberania Iturrigaray-alegou, naausência do rei legítimo; a reação levou a um golpe de Estado contra o vice-rei e levou para a prisão dos líderes do movimento.

Apesar da derrota dos nativos na Cidade do México, em 1808, em outras cidades da Nova Espanha pequenos grupos de conspiradores que tentaram seguir os passos da Cidade do México conheceu. Tal foi o caso da trama de Valladolid, descoberto em 1809 e cujos participantes forampresos. Em 1810, Querétaro conspiradores estavam prestes a sofrer o mesmo destino, mas para ser descoberto, optou por pegar em armas em 16 de Setembro, na companhia de camponeses e indígenas habitantes da cidade de Dolores (Guanajuato), convocado pelo padre Miguel Hidalgo y Costilla.

Desde 1810, o movimento de independência passou por várias etapas, como líderes sucessivos foram presos ouexecutados pelas forças leais a Espanha. No início, a soberania de Fernando VII de Espanha e suas colônias foi reivindicada, mas os líderes mais tarde assumiu posições mais radicais, incluindo as questões de ordem social, como a abolição da escravatura. José María Morelos y Pavón convocou a independência para formar o Congresso de Anáhuac, que deu a insurgência de suas próprias províncias quadro legal.Após a derrota de Morelos, o movimento foi reduzido para uma guerra de guerrilha. Em 1820, havia apenas alguns grupos rebeldes, especialmente na Sierra Madre del Sur e Veracruz.

A reabilitação da Constituição de Cádiz em 1820 incentivou a mudança de posição das elites em Nova Espanha, que até então tinham apoiado o domínio espanhol. Vendo afetados seus interesses, crioulos decidiu monarquistasapoiar a independência da Nova Espanha, que procurou aliar-se com a resistência dos insurgentes. Agustín de Iturbide liderou a ala militar dos conspiradores, e no início de 1821 foi capaz de atender Vicente Guerrero. Ambos proclamaram o Plano de Iguala, que apelou para a união de todas as facções insurgentes e teve o apoio da aristocracia e do clero da Nova Espanha. Finalmente, a independência doMéxico foi consumada em 27 de setembro de 1821.

Depois disso, a Nova Espanha se tornou o Império Mexicano, uma monarquia católica de curta duração deu lugar a uma república federal, em 1823, entre o conflito interno e da separação da América Central.

Depois de algumas tentativas de conquista, incluindo a emissão de Isidro Barradas, em 1829, a Espanha reconheceu a independência do México em 1836,após a morte do rei Fernando VII....
Fundo
Situação económica e social do Vice-Reino da Nova Espanha
A representação de um Mestiço "Pintura Caste" da era colonial. "Em mestiço espanhol e produtos da Índia."

A sociedade colonial estava dividida em várias camadas, cuja posição foi condicionada por questões de ordem econômica, cultural e política. Um deles era o seu papel em relação à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Independência do México
  • A Independência do México
  • independência do México
  • Independencia do mexico
  • a Independência do México
  • Independencia de Mexico
  • Independencia do méxico e da américa central
  • Processos de Independência Haiti & México

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!