independencia do brasil

Páginas: 5 (1050 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2013
Independência do Brasil
Introdução:
"A independência do Brasil não foi um fato isolado, restrito ao dia 7 de setembro de 1822, mas um processo histórico cujas origens remontam às tentativas de emancipação política do final do século XVIII, tendo relação com a abertura dos portos e com a elevação do Brasil à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves. Em 7 de setembro apenas se formalizou aseparação de Portugal, mas a consolidação da independência só viria a ocorrer com a abdicação de D.Pedro I, em 1831."
· A carta régia de abetura dos portos brasileiros ao comércio com as nações amigas, assinada pelo príncipe regente, D. João, em 28 de janeiro de 1808, fez com que se encerrasse a era colonial e instaurasse no país o livre comércio, contribuiu para acelerar o processo deemancipação política no Brasil.
Explicação do tópico acima:
· A chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil foi episódio de grande importância para que possamos iniciar as justificativas da nossa independência. Ao pisar em solo brasileiro, Dom João VI tratou de cumprir os acordos firmados com a Inglaterra, que se comprometera em defender Portugal das tropas de Napoleão e escoltar a Corte Portuguesa aolitoral brasileiro. Por isso, mesmo antes de chegar à capital da colônia, o rei português realizou a abertura dos portos brasileiros às demais nações do mundo.

Do ponto de vista econômico, essa medida pode ser vista como um primeiro “grito de independência”, onde a colônia brasileira não mais estaria atrelada ao monopólio comercial imposto pelo antigo pacto colonial. Com tal medida, os grandesprodutores agrícolas e comerciantes nacionais puderam avolumar os seus negócios e viver um tempo de prosperidade material nunca antes experimentado em toda história colonial. A liberdade já era sentida no bolso de nossas elites.
· Com o crescimento da produção e comércio a partir da Revolução Industrial, tornouse inaceitável a existência de mercados fechados pelo pacto colonial. À burguesiainglesa e à classe proprietária e consumidora brasileira não mais interessava que a metrópole portuguesa continuasse intermediando o comércio. O pacto colonial tornava-se, mais do que nunca, uma barreira aos interesses ingleses e brasileiro.
Para fora do campo da economia, podemos salientar como a reforma urbanística feita por Dom João VI promoveu um embelezamento do Rio de Janeiro até então nuncaantes vivida na capital da colônia, que deixou de ser uma simples zona de exploração para ser elevada à categoria de Reino Unido de Portugal e Algarves. Se a medida prestigiou os novos súditos tupiniquins, logo despertou a insatisfação dos portugueses que foram deixados à mercê da administração de Lorde Protetor do exército inglês.

Essas medidas, tomadas até o ano de 1815, alimentaram um movimentode mudanças por parte das elites lusitanas, que se viam abandonadas por sua antiga autoridade política. Foi nesse contexto que uma revolução constitucionalista tomou conta dos quadros políticos portugueses em agosto de 1820. A Revolução Liberal do Porto tinha como objetivo reestruturar a soberania política portuguesa por meio de uma reforma liberal que limitaria os poderes do rei e reconduziria oBrasil à condição de colônia.

Os revolucionários lusitanos formaram uma espécie de Assembleia Nacional que ganhou o nome de “Cortes”. Nas Cortes, as principais figuras políticas lusitanas exigiam que o rei Dom João VI retornasse à terra natal para que legitimasse as transformações políticas em andamento. Temendo perder sua autoridade real, D. João saiu do Brasil em 1821 e nomeou seu filho, DomPedro I, como príncipe regente do Brasil.

A medida ainda foi acompanhada pelo rombo dos cofres brasileiros, o que deixou a nação em péssimas condições financeiras. Em meio às conturbações políticas que se viam contrárias às intenções políticas dos lusitanos, Dom Pedro I tratou de tomar medidas em favor da população tupiniquim. Entre suas primeiras medidas, o príncipe regente baixou os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Independência do brasil
  • Independência do brasil
  • independencia do brasil
  • A independência do brasil
  • Independencia do Brasil
  • A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
  • Independência do Brasil
  • Independência do Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!