Independenci Da Colônia da america inglesa

277 palavras 2 páginas
Independência da América Inglesa
Pq foi a pioneira?

A INDEPENDÊNCIA DOS EUA
Conflito colônia-metrópole
No final do século XVIII, um importante acontecimento assinalou a influência, concreta,dos ideais iluministas de liberdade, igualdade e rebeldia às opressões políticas. As 13 colônias inglesas na América do Norte conquistam sua independência.
Nasciam os Estados Unidos: a primeiranação independente do Novo Mundo, a primeira Constituição escrita, a primeira democracia moderna. Desfechava-se um duro golpe no sistema colonial.
O processo de independência das 13 colônias inglesasfoi desencadeado com o fim da Guerra dos Sete Anos (1756-1763) entre Inglaterra e França. Embora vitoriosa, a Inglaterra saiu da guerra com sua economia abalada devido às despesas militares.
Pararecuperar sua economia, a Inglaterra quis apertar os laços da dominação colonial que mantinha sobre as 13 colônias americanas. A atitude inglesa provocou a reação da elite colonial americana, que nãodesejava perder a autonomia que desfrutava. Acostumada com a negligência britânica em relação a suas colônias, a classe dominante americana não aceitou a exploração colonial que os ingleses quiseramimpor.
O espírito de autonomia dos colonos
O conflito de interesses entre colonos americanos e autoridades britânicas existiu desde o início da colonização, ainda que de forma branda. As raízesdesse conflito encontram-se no próprio espírito pioneiro que caracterizou a colonização americana.
Fugindo de perseguições religiosas e de dificuldades econômicas, comunidades inteiras de protestantesemigraram para o
Novo Mundo sonhando construir na América uma nova sociedade.
Assim, o projeto dessas comunidades pioneiras continha em si, necessariamente, a idéia de construção de uma sociedadeindependente e autônoma.
No decorrer da colonização, esse espírito de autonomia foi crescendo, principalmente nas colônias da região Centro-Norte.
Centro-Norte: colônias de povoamento

Relacionados

  • Interpretação das culturas
    131537 palavras | 527 páginas