Independências afro-asiáticas

Páginas: 5 (1178 palavras) Publicado: 5 de março de 2013
Capítulo 10
Independências afro-asiáticas
Durante o século XIX, as grandes potências desse período adotaram um sistema neocolonialista e dominaram grande parte da Ásia, África e Oceania. No entanto, com o fim da Segunda Guerra Mundial teve início um processo de descolonização e independências. Fatores que contribuíram esse processo: Movimentos emancipacionistas e nacionalistas, crise econômicaeuropéia, consciência anticolonialista e anti-imperialista, Guerra Fria e criação da ONU.

Em 1955, vinte e nove países recém-independentes reuniram-se na Conferência de Bandung, capital da Indonésia, estabelecendo seu apoio à luta contra o colonialismo. A Conferência de Bandung estimulou as lutas por independência na África e Ásia.

A descolonização afro-asiática ocorreu de duas maneiras:a pacífica e a violenta.
No caso da via pacífica, a independência da colônia era realizada progressivamente pela metrópole, com a concessão da autonomia político-administrativa, mantendo-se o controle econômico do novo país, criando, dessa forma, um novo tipo de dependência.
As independências que ocorreram pela via da violência resultaram da intransigência das metrópoles em conceder a autonomia àscolônias.

Independência indiana
O principal líder do movimento pela independência da Índia foi Mohandas Gandhi (1869-1948), conhecido como Mahatma (Grande Alma). Para enfrentar a dominação inglesa, Gandhi propôs e liderou a resistência pacífica, tática de luta baseada na desobediência civil. Ou seja, os indianos eram incentivados a não usar nem comprar produtos ingleses, a desobedecer às leisque os discriminavam dentro da própria Índia e não pagar impostos, como o imposto sobre o sal. Pressionados pela resistência indiana e abalada pela crise decorrente das perdas sofridas com a Segunda Guerra, o governo inglês aceitou negociar com os indianos. Assim, em agosto de 1947, surgiram dois países independentes: a Índia, de maioria hindu, e o Paquistão, de maioria mulçumana.O PaquistãoOriental, em 1971, sob liderança da Liga Auami, separa-se do Paquistão Ocidental, constituindo a República de Bangladesh.


Independência da Indochina
Era dominada pela França, foi ocupada pelo Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Após a derrota do Japão, a França tentou recuperar o seu domínio e enfrentou resistência de movimentos nacionalistas. Deflagrou-se então a Guerra da Indochina. A guerraacabou com um acordo internacional e o território foi dividido em três países independentes: Laos, Camboja e Vietnã.

Independênicia e Guerra do Vietnã
O vietnã foi dividido temporariamente em duas zonas: República Democrática do Vietnã (ao norte,com capital em Hanói e apoio socialista) e República do Vietnã (ao sul, com capital em Saigon e apoiado pelos EUA). Em 1960 foi organizada no sul aFrente de Libertação Nacional de tendência socialista e que se opunha ao governo em Saigon. O governo dos EUA decidiu intervir militarmente na região em 1964. No entanto, a FLN saiu vitoriosa do conflito e promoveram a unificação do país sob o nome de República Socialista do Vietnã.

A luta contra o apartheid na África do Sul
Em alguns países africanos independentes, os nativos tiveram de lutarcontra a opressão de regimes segregacionistas, como o da Rodésia e o da África do Sul. minoria branca, que habitava a África do Sul, impôs à maioria negra uma série de leis segregacionistas, em 1911. Diante disse, os negros liderados por Pixley Ka, fundaram, no ano seguinte, uma organização para lutar por seus direitos, o Congresso Nacional Africano (CNA).

Apesar da pressão externa e interna,o governo sul-africano só anulou a maioria das leis do apartheid em 1990. Nelson Mandela foi libertado da prisão e o CNA recuperou a legalidade. A Constituição foi alterada e os negros passaram a ter os mesmos direitos civis e políticos dos brancos.
Em 1994, ocorreram as primeiras eleições com a participação dos negros na África do Sul. Mandela foi eleito presidente da República e, com o apoio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Independência afro-asiática
  • descolonização afro-asiatica
  • dependencia afro-asiatica
  • Descolonização Afro-Asiática
  • Descolonização afro asiática
  • Descolonização afro-asiatica
  • A descolonização afro-asiática
  • Afro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!